Ministro Noronha faz abertura de curso para juízes do Amazonas e Acre

O ministro João Otávio de Noronha, diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), faz abertura do curso de Formação Inicial – Módulo Nacional destinado a juízes recém-ingressos na carreira dos Tribunal de Justiça do Amazonas e Acre. O curso terá início na segunda-feira (4/5), às 10h, em Brasília. Com duração de […]

O ministro João Otávio de Noronha, diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), faz abertura do curso de Formação Inicial – Módulo Nacional destinado a juízes recém-ingressos na carreira dos Tribunal de Justiça do Amazonas e Acre. O curso terá início na segunda-feira (4/5), às 10h, em Brasília.

Com duração de uma semana, a ação educacional é obrigatória para os juízes recém-ingressos nos tribunais de todo o Brasil. O conteúdo programático visa propiciar a ambientação dos magistrados no contexto político e institucional dos principais órgãos e instituições vinculados ao Poder Judiciário, a partir do compartilhamento de informações.

A proposta metodológica do curso está baseada na orientação humanística, teórico-prática, interdisciplinar e contextualizada, com a realização de atividades práticas que contemplem situações reais vinculadas aos casos, passíveis de soluções judiciais.

Os participantes assistirão às aulas sobre as seguintes temáticas: O Juiz e as Relações Interpessoais Interinstitucionais; Gestão cartorária; Sistema carcerário; Políticas raciais; Demandas repetitivas e grandes litigantes; Mediação e conciliação; Impacto econômico e social das decisões judiciais e Vara de Infância e Juventude.

Esta é a terceira edição do Formação Inicial de 2015. Em fevereiro, foi ministrado curso para 107 juízes do Tribunal de Justiça de São Paulo e em março, para outros 36 magistrados dos Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.