Ministro Og Fernandes lança obra Vidas no Fórum em parceria com a psicóloga Marilda Lipp

No próximo dia 24, o ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), lança o livro Vidas no Fórum, escrito em parceria com a psicóloga Marilda E. Novaes Lipp. O evento será realizado no auditório externo do Tribunal, a partir das 18h30. Vidas no Fórum, segundo os autores, não é somente sobre os juízes […]

No próximo dia 24, o ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), lança o livro Vidas no Fórum, escrito em parceria com a psicóloga Marilda E. Novaes Lipp. O evento será realizado no auditório externo do Tribunal, a partir das 18h30.

Vidas no Fórum, segundo os autores, não é somente sobre os juízes e os casos que julgam, pois o fórum é um conjunto harmonioso de vários profissionais, de todos os tipos e níveis, que juntos trabalham para que a Justiça seja feita.

Os autores classificam o fórum como um “ambiente semimágico onde o destino de tantas pessoas é construído ou destruído. Onde os sonhos são realizados ou mudados. Onde punições são administradas e danos, reparados. Onde a Justiça funciona para a defesa dos ofendidos, vilipendiados ou injustiçados pela vida e pelos mais espertos e sem escrúpulos. Última esperança dos desprotegidos. Último alento para os sem força”.

Vidas no Fórum oferece uma visão íntima do que se passa em um fórum, os desejos, as angústias e as peculiaridades dos seres humanos que existem atrás da toga e dos cargos que são exercidos neste palco da vida, afirmam os autores.

Aos episódios humanos descritos foi acrescentada a interpretação psicológica, o que possibilita o entendimento das razões subjacentes que levam as pessoas a tomarem certas atitudes na vida. O livro tem o objetivo de ser útil a quem deseja conhecer dois olhares sob ângulos distintos das vidas no fórum.

Sobre os autores

O ministro Og Fernandes ingressou no Superior Tribunal de Justiça em 17 de junho de 2008. É membro do Conselho Superior da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Og Fernandes foi jornalista do Diário de Pernambuco (1973-1981) e assessor jurídico do Sistema Penitenciário de PE (1978-1981). Foi coautor do Estudo sobre Responsabilidade Penal e escreveu e coordenou a obra Medidas Cautelares no processo Penal: prisões e suas alternativas: comentários à Lei 12.403, de 04.05.2011. O magistrado possui, ainda, mais de 100 artigos publicados em diversos jornais e revistas.

Marilda E. Novaes Lipp é psicóloga pela American University, mestre e PhD pela George Washington University. Tem pós-doutorado com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em stress social, realizado no National Institute of Health, nos Estados Unidos.