Ministro Og Fernandes toma posse no Conselho Superior da Enfam

A diretora-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministra Maria Thereza de Assis Moura, deu posse nessa quarta-feira (26/10) ao mais novo membro do Conselho Superior, ministro Og Fernandes. “Antes mesmo de tomar posse, o ministro Og já está colaborando, participando dos projetos da Escola de uma forma muito eficiente. Ele […]

A diretora-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministra Maria Thereza de Assis Moura, deu posse nessa quarta-feira (26/10) ao mais novo membro do Conselho Superior, ministro Og Fernandes.posse_og_2-bc2b0249

“Antes mesmo de tomar posse, o ministro Og já está colaborando, participando dos projetos da Escola de uma forma muito eficiente. Ele está se dispondo a apresentar projetos de formação de juízes de uma forma inédita e que em muito contribuirá para a formação dos magistrados”, destacou a diretora-geral.

Maria Thereza afirmou que “o trabalho em conjunto possibilita a construção de uma formação que permita ao magistrado ver muito mais do que meramente um horizonte jurídico, mas algo que traduza uma postura humanística, ética e que possa resultar em uma melhor prestação jurisdicional do juiz que fica em cada comarca do Brasil, de norte a sul”, ressaltou a ministra.

Ao tomar posse, Og Fernandes iniciou suas palavras relembrando sua passagem como primeiro coordenador da escola estadual de magistrados de Pernambuco, quando teve sua primeira experiência com a formação de juízes. Ressaltou que a Enfam é uma Escola ainda jovem, mas que nasceu com base no ideal de que se faça algo específico pela formação e aperfeiçoamento dos magistrados brasileiros.

O ministro salientou ainda que será uma grande satisfação trabalhar com a ministra Maria Thereza na Enfam, com os demais conselheiros, dirigentes e todo corpo técnico. “Tenho certeza que esta será uma experiência que vai ficar marcada na minha história de profissional de Direito. Estou disposto a contribuir para a construção de uma magistratura cada vez mais qualificada”, concluiu.

Og Fernandes foi eleito conselheiro da Enfam pelo Pleno do STJ, no dia 28 de setembro.

Participações

posse_og_3-bc2b0272Estiveram presentes na solenidade de posse, o ministro Mauro Campbell Marques, diretor do Centro de Estudos Judiciários do CJF e conselheiro da Enfam; o desembargador Eladio Lecey, presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico; a esposa do ministro Og, Roberta Fernandes, além da diretora do Centro de Formação Jurídica e Judiciária (CFJJ) de Moçambique, Vitalina do Carmo Papadakis e da coordenadora do Departamento Pedagógico, Adelina Plácida Novela.

Também participaram da cerimônia, o secretário-geral da Enfam, juiz Carl Olav Smith; a secretária executiva, Alessandra Cristina de Jesus Teixeira; o coordenador de Administração e Finanças, Alexandre Sales e a assessora Meirielle Viana Pires.