Ministros Noronha e Humberto Martins fazem abertura de curso para juízes ministrado por professoras francesas

Vinte e cinco juízes que atuam na formação de magistrados e servidores da Justiça Estadual e Federal que trabalham no planejamento de ensino participam de curso realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em parceria com o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF), Escola Nacional da Magistratura da França (ENM) e Embaixada francesa. O curso seguirá até a próxima sexta-feira (3).

A abertura da quarta edição do curso Formação de Formadores foi realizada pelos ministros João Otávio de Noronha, diretor-geral da Enfam e Humberto Martins, diretor do CEJ/CJF e corregedor da Justiça Federal. Os ministros deram as boas-vindas aos participantes e às professoras francesas Chantal Baron e Emmanuelle Leboucher-Cabelguenne, responsáveis por ministrar o curso trazendo a expertise da ENM aos juízes brasileiros.

O ministro Noronha assegurou que o modelo de ensino francês aplicado aos magistrados é o que mais se amolda ao sistema brasileiro, daí a decisão de trazer as professoras da ENM para ministrar o curso aos juízes brasileiros. “É um curso para professores que vão formar outros professores da magistratura”, sintetizou.

Humberto Martins ressaltou a parceria estabelecida com a Enfam e a escola da França para viabilizar a realização do curso. Destacou que a Escola é o local de aprimoramento intelectual, reciclagem e desenvolvimento de habilidades dos juízes. Martins destacou a excelência da escola francesa no repasse de conhecimento de qualidade para o juiz brasileiro.

A Enfam e o CEJ estabeleceram parceria com a ENM pela reconhecida excelência da escola francesa na formação de magistrados e pelas experiências anteriores bem-sucedidas na realização de cursos de formação de formadores.

Entre os temas que serão abordados estão: Competências esperadas do magistrado no papel de formador; Situações profissional e referencial da profissão de magistrado; Objetivos de formação e objetivos pedagógicos; e Diferenças entre os métodos pedagógicos e sua relação com as teorias de aprendizagem.

O conteúdo programático do curso foi definido pelas instituições parceiras com foco nas metodologias e técnicas pedagógicas necessárias para o trabalho prático do magistrado que atua como formador de seus pares.

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