Módulo 2 do Curso de Formação de Formadores reunirá turmas das regiões Nordeste 2 e Sudeste

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam realizará, de 1° a 31 de agosto, o módulo 2 do nível 1 do Curso de Formação de Formadores. A turma é destinada aos formadores que concluíram o primeiro módulo regional realizado em Recife (PE) e em São Paulo (SP). O Curso de Formação […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam realizará, de 1° a 31 de agosto, o módulo 2 do nível 1 do Curso de Formação de Formadores. A turma é destinada aos formadores que concluíram o primeiro módulo regional realizado em Recife (PE) e em São Paulo (SP).

O Curso de Formação de Formadores da Enfam integra o conjunto de ações voltadas para a orientação pedagógica de magistrados que atuam em ações educativas da Escola e tem sua estrutura orientada por seus documentos normativos, principalmente pelos textos das Diretrizes Pedagógicas e de Formação e Atuação dos Formadores. Sua organização curricular está estruturada em dois níveis, sendo que o primeiro conta com três módulos.

O primeiro módulo, com carga horária de 24 horas, foi realizado presencialmente e abordou as bases da atividade de ensino e de aprendizagem. O segundo módulo, denominado “Elementos didáticos orientadores da prática docente”, foi estruturado na modalidade EaD e possui carga horária de 40 horas.

O objetivo do módulo que terá início no próximo dia 1º é criar condições para os magistrados formadores organizarem o planejamento de ações educativas e de aula buscando o desenvolvimento de competências, além de utilizar os fundamentos didático-pedagógicos para o desenvolvimento de estratégias de ensino por meio de metodologias ativas.

Os formadores que concluírem o curso EaD participarão do terceiro e último módulo, que será realizado em Brasília (DF) nos dias 5 e 6 de setembro deste ano. Nessa última fase, os participantes terão a oportunidade de desenvolver uma análise coletiva da atividade docente no contexto da magistratura.