Formação Inicial para novos juízes movimenta Academia Judicial do TJSC

O Módulo Nacional do Curso de Formação Inicial ministrado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) ,dirigido aos 16 juízes recém-empossados no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), foi iniciado na manhã desta segunda-feira (30/1) nas dependências da Academia Judicial, em Florianópolis (SC). A Enfam promove o encontro entre os novos […]

O Módulo Nacional do Curso de Formação Inicial ministrado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) ,dirigido aos 16 juízes recém-empossados no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), foi iniciado na manhã desta segunda-feira (30/1) nas dependências da Academia Judicial, em Florianópolis (SC).

A Enfam promove o encontro entre os novos juízes e magistrados com vasta experiência. Em pauta estão questões sobre o papel que os juízes exercem; a relação entre a sociedade e o Poder Judiciário; o impacto econômico e social das decisões judiciais; a ética nas relações interpessoais e interinstitucionais; a questão racial no Brasil; a execução penal e a questão carcerária; o depoimento especial; a adoção e outros temas sensíveis e recorrentes nas varas da infância e juventude.

A abertura oficial coube ao presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul Eládio Lecey, com a participação do presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Torres Marques, do corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Orofino Fontes, e do diretor-executivo da AJ, Luiz Cézar Medeiros. Lecey afirmou que se espera do magistrado, no exercício da atividade judicante, a consideração dos aspectos humanos em suas decisões.

Lecey citou o humanismo, o humanitarismo, a ética e a interdisciplinaridade como fatores de orientação dos trabalhos, com destaque à visibilidade do juiz, cuja vida particular se confunde com a pública. O curso, conduzido por palestrantes de diferentes estados, se estenderá até a próxima sexta-feira (3/1).

Fonte: Ascom/TJSC