Módulo nacional para novos juízes do DF será em fevereiro

Os 32 novos juízes do Distrito Federal participarão, no período de 22 a 26 de fevereiro, do Curso de Formação Inicial da Carreira da Magistratura – Módulo Nacional promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados e a abertura do curso terá a participação do diretor-geral da Enfam, ministro Humberto Martins. Entre os […]

Os 32 novos juízes do Distrito Federal participarão, no período de 22 a 26 de fevereiro, do Curso de Formação Inicial da Carreira da Magistratura – Módulo Nacional promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados e a abertura do curso terá a participação do diretor-geral da Enfam, ministro Humberto Martins.

Entre os temas que serão abordados, estão previstos o Sistema Carcerário, Mediação e Conciliação, Demandas Repetitivas e Grandes Litigantes, Vara da Infância e da Juventude, Violência Doméstica e Gestão de Pessoas. O curso tem carga horária total de 43 horas-aula e acontecerá no Auditório da Biblioteca do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília.

Em dezembro, os magistrados encerraram o módulo de competência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), inserido no Programa de Formação Iniciação à Carreira da Magistratura da Escola de Formação Judiciária do TJDFT – Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro.

Durante o curso, os novos juízes visitaram o Complexo Penitenciário da Papuda, a Penitenciária Feminina e o Complexo da Polícia Civil como parte do módulo “Relações Interinstitucionais”, que visa relacionar os conhecimentos prévios e apreendidos durante o curso com o contexto social e a realidade de instituições com as quais o Poder Judiciário mantém relações.

Os juízes também participaram de simulações de audiências nas varas e juizados do Tribunal e no júri, bem como dos módulos: Sistemas Informatizados de Primeira Instância, Prática Judicante, Técnicas de Conciliação e Mediação e Direito e Interfaces não Jurídicas.