Módulo Nacional será ministrado para magistrados recém-ingressos de Santa Catarina

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizará a quarta edição de 2017 do Módulo Nacional, da Formação Inicial. Desta vez, os contemplados serão magistrados recém-ingressos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). No período de 30 de janeiro a 3 de fevereiro, 16 magistrados participarão de aulas com temas como […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizará a quarta edição de 2017 do Módulo Nacional, da Formação Inicial. Desta vez, os contemplados serão magistrados recém-ingressos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

No período de 30 de janeiro a 3 de fevereiro, 16 magistrados participarão de aulas com temas como Ética e Humanismo; Gestão de Pessoas; Políticas Raciais; Sistema Carcerário; Infância e Juventude (Depoimento Especial); Demandas Repetitivas e os Grandes Litigantes, entre outros.

Os professores são magistrados formadores da Enfam: Marco Antônio Barros Guimarães, do TRF1; Ana Conceição Barbuda Sanches Guimarães Ferreira, do TJBA; Jeverson Luiz Quinteiro, do TJMT; Fábio Vieira Heerdt, do TJRS; Gerivaldo Alves Neiva, do TJBA; José Antônio Daltoé Cezar, do TJRS; Cristiana de Faria Cordeiro, do TJRJ; Vânila Cardoso André de Moraes, do TRF1; Paulo Augusto Oliveira Irion, do TJRS; João Marcos Buch, do TJSC; Madgéli Frantz Machado, do TJRS; Reijjane Ferreira de Oliveira, do TJPA; José Henrique Rodrigues Torres, do TJSP e Edinaldo César Santos Junior, do TJSE.

Módulo nacional

O Módulo Nacional, que tem duração de cinco dias, visa apresentar e integrar os novos juízes no contexto político e institucional dos principais órgãos e instituições vinculados ao Poder Judiciário. O curso objetiva ainda debater questões mais universais do direito brasileiro por meio de atividades teóricas e práticas.

A proposta metodológica tem orientação humanística e é baseada no protagonismo dos magistrados. Os temas apresentados no módulo possibilitam a inclusão do juiz recém-ingresso no universo do trabalho judicial, conscientizando cada um sobre o papel que desempenhará junto à sociedade e ao Judiciário.