Morre ministro aposentado do STJ Carlos Thibau

O velório será nesta quinta-feira (4), das 9h às 11h, na Capela 7 do Cemitério Campo da Esperança, em Brasília

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (3), em Brasília, o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Carlos Augusto Thibau Guimarães. Nascido no Rio de Janeiro em 11 de outubro de 1940, o ministro formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado da Guanabara, em 1963.

Thibau foi empossado ministro do Tribunal Federal de Recursos em 10 de junho de 1983 e se aposentou no STJ em 25 de maio de 1992. Foi juiz federal no então território federal de Roraima, tendo instalado a seção judiciária local. Atuou como juiz da 6ª Vara Federal da Guanabara e foi diretor do foro daquela seção judiciária.

No STJ, foi membro da Sexta Turma, da Terceira Seção (ambas especializadas em direito penal) e da Corte Especial. Na condição de membro efetivo, integrou o Conselho da Justiça Federal (CJF). Ele também foi membro da Comissão de Obras e Instalações, incumbida de apresentar estudos e sugestões para a implantação do STJ e dos Tribunais Regionais Federais (TRFs), que sucederam o TFR após a Constituição de 1988, e presidiu a Comissão Especial de Obras, que coordenou as atividades necessárias à edificação da atual sede do STJ.

Durante a carreira, Thibau recebeu importantes condecorações, títulos e medalhas, dentre eles a Medalha Estado da Guanabara, a Medalha dos Serviços Distintos da Magistratura, a Medalha do Mérito Judiciário, e a Ordem do Mérito Judiciário Militar.

O velório será nesta quinta-feira (4), das 9h às 11h, na Capela 7 do Cemitério Campo da Esperança, em Brasília. Carlos Augusto Thibau Guimarães deixa a esposa, Leda Arantes Thibau Guimarães.