Morre o Ministro Paulo de Tarso Sanseverino

Cerimônia de despedida está prevista para segunda-feira (10)

A educação judicial do Brasil perdeu hoje (8), o ministro Paulo de Tarso Sanseverino. Membro do Conselho Superior da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e ex-diretor-geral da Escola Superior da Magistratura do Estado do Rio Grande do Sul (Ajuris), o ministro faleceu neste sábado, aos 63 anos, em Porto Alegre.

O velório será neste domingo (9), a partir das 10h, na capela do Cemitério São José, no Crematório Metropolitano de Porto Alegre (avenida Oscar Pereira, 584, bairro Azenha). Na segunda-feira (10), o velório prosseguirá a partir das 7h30, no auditório do Crematório Metropolitano. A cerimônia de despedida está prevista para as 15h.

O diretor-geral da Enfam, ministro Mauro Campbell Marques destacou que “Sanseverino deixa ao Brasil um importante legado como jurista, por toda a dedicação demonstrada, ao longo de sua carreira, sempre em busca de uma justiça mais eficiente e efetiva”.

Mauro Campbell destacou ainda o legado do amigo e colega na formação e aperfeiçoamento de magistrados: “boa parte de sua atuação, seja aqui na Enfam, seja na Ajuris, sempre visou o aprimoramento constante daqueles que exercem a carreira da magistratura”.

Paulo de Tarso Sanseverino esteve à frente da Ajuris, no biênio 2005-2006, e foi nomeado para o Conselho Superior da Enfam, em novembro de 2021.

Como membro do Conselho da Enfam, Sanseverino defendia a importância da Escola Nacional como a principal instituição de ensino judicial do país, irradiando o seu compromisso constitucional, centrado na promoção da união e da cooperação entre todas as escolas judiciais, federais e estaduais.

Sensível às exigências e desafios que perfazem o cotidiano da magistratura nacional, o ministro acreditava que o compartilhamento de experiências e iniciativas, bem como a conjugação coordenada de esforços, comporiam uma identidade imprescindível ao constante aprimoramento do sistema de justiça do país.

A magistratura brasileira e, especialmente, a Enfam e o sistema nacional de educação judicial do país ressentem-se diante de tão grade perda, sobrelevando-se na certeza de que a trajetória do ministro Paulo de Tarso Sanseverino na educação judicial do país é motivo de orgulho para todos os magistrados do Brasil.