Mostra Sálvio de Figueiredo Teixeira celebra legado do idealizador da Enfam

O legado do ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira para com a magistratura brasileira e sua importância para a educação judicial no país serão lembrados em uma exposição, a partir do dia 8 de junho. O evento inicia as comemorações dos dez anos de instituição da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio […]

O legado do ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira para com a magistratura brasileira e sua importância para a educação judicial no país serão lembrados em uma exposição, a partir do dia 8 de junho. O evento inicia as comemorações dos dez anos de instituição da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira – Enfam, que serão completados em 30 de novembro próximo.

Vice-Pr Sálvio de Figueiredo 600p 002 (2)A Mostra Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira – Um visionário que fez Escola foi concebida pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (EJEMG), também denominada Escola Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, e produzida mediante a colaboração da Enfam. Destacam-se na mostra textos que retratam a trajetória do idealizador da Enfam e a pintura em aquarela das artistas Cristina de Figueiredo Teixeira, filha do ministro, e Simoni Rodrigues Alves.

A mostra será inaugurada às 11h, no hall térreo do Conselho da Justiça Federal (CJF), e contará com as presenças do diretor-geral e do vice-diretor da Enfam – respectivamente, ministros Humberto Martins e Herman Benjamin –, dos membros do Conselho Superior da Escola e de outras autoridades. A exposição ficará aberta à visitação até o dia 30 de junho, em dias úteis, das 9h às 19h.

O idealizador

Natural de Pedra Azul/MG, o ministro Sálvio iniciou sua carreira na magistratura como juiz de direito em Passatempo e Sacramento e integrou o Tribunal de Justiça de Minas, o Superior Tribunal de Justiça e o Tribunal Superior Eleitoral, onde foi Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral.

Em seus mais de quarenta anos de magistratura, Sálvio de Figueiredo Teixeira fez da qualificação do juiz uma de suas principais bandeiras. Seu grande sonho foi concretizado com a instalação da Enfam, instituição que carrega seu nome. A inauguração da mostra é o primeiro de uma série de eventos que serão realizados para se comemorar os 10 anos da Enfam.