Neurodireito é tema do terceiro vídeo da série Degustação do Mestrado da Enfam

Disponibilizado às terças e quintas, o conteúdo pode ser encontrado no canal da Escola no YouTube

Divulgar e tornar públicos os temas trabalhados pela turma do Mestrado Profissional em Direito e Poder Judiciário da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) possibilita a difusão do conhecimento e desperta o interesse da comunidade jurídica e acadêmica acerca dos temas trabalhados.

Dessa forma, o terceiro vídeo da série Degustação do Mestrado da Escola conta com a participação do juiz do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) Salomão Akhnaton Zoroastro Spencer Elesbon, que apresentou uma palestra sobre Neurodireito.

O juiz discorreu sobre a capacidade de absorção e análise de informações que o supercomputador Frontier possui em relação ao cérebro humano. “Esse supercomputador seria hoje aquele mais rápido e eficaz do ponto de vista energético, em comparação aos que foram lançados. Ele é o primeiro a superar a barreira dos quintilhões de operações por segundo, mas ainda não tem a capacidade de modelar completamente todas as interações dos neurônios de um cérebro humano”, comentou.

A partir disso, Salomão discutiu a quantidade de dados que o ser humano é capaz de armazenar e como as limitações das funções cerebrais sujeitam as pessoas a falhas e desvios de julgamento, além de gerar ruídos e vieses confirmatórios nas tomadas de decisão. “Nós captamos apenas uma parcela diminuta daquilo que chega até os nossos sentidos. Processamos uma parte ainda menor daquilo que captamos. E retemos, ainda, uma pequena fração dessa parcela que processamos”, disse Salomão.

Acesse a playlist da Degustação do Mestrado, no canal da Enfam no YouTube, e confira o vídeo completo.

Degustação Mestrado ENFAM | Salomão A. Zoroastro – Juiz do TJES

Confira a apresentação da juiz Salomão A. Zoroastro, do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, sobre Neutrodireito. Este foi um dos assuntos mais relevantes tratados durante o curso.