Novas instalações da ENFAM serão entregues ainda em fevereiro

O Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, visitou ontem (3/2) as novas instalações da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), que teve seu espaço físico ampliado em 40%.

A reforma encontra-se na fase final, compreendendo a aquisição e instalação de mobiliário e equipamentos. A obra será entregue após o Carnaval, em data ainda a ser definida entre o presidente e o ministro Og Fernandes, diretor-geral da Enfam. O retorno das aulas presenciais da Escola está previsto para o segundo semestre de 2021.

A ampliação das instalações é fruto de medida adotada por Humberto Martins na primeira semana de gestão à frente da presidência do CJF, quando entregou, em 3 de setembro de 2020, o espaço adicional na sede do Conselho, ampliando a área total da Escola. À época, o Presidente do CJF afirmou que a Enfam “exerce um papel muito importante na formação de magistrados competentes e comprometidos com a prestação jurisdicional célere e de qualidade”.

Pós-Graduação

A expansão do espaço físico tem por objetivo atender ao maior fluxo de alunos resultante do novo programa de pós-graduação, aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2020. Ao todo, a Escola ministra atualmente onze disciplinas simultâneas. Com a retomada das aulas presenciais, a previsão é de expandir para doze o número de disciplinas.

Instalada no primeiro pavimento da sede do CJF, a Enfam passou a ocupar 1.797 m². As instalações contam com recursos de acessibilidade e versatilidade para receber alunos, professores e visitantes com necessidades especiais.

O espaço reformado possui mini-estúdio para gravações de podcasts para cursos de Educação a Distância (EaD), quatro salas de aula, dois laboratórios de inovação, uma sala para coordenação, uma sala multiuso para videoconferências e reuniões do Conselho Superior, além de um auditório com sala vip, sala de tradução simultânea e sala de áudio.

Fonte: ASCOM CJF