Novo episódio do podcast Encontro com a Enfam já está no ar. Confira!

Disponibilizado nesta segunda-feira, 17, o tema do encontro é Justiça Restaurativa e Literatura

O oitavo episódio do podcast Encontro com a Enfam já pode ser conferido nas principais plataformas de streaming de áudio, como o Spotify. O juiz do Tribunal de Justiça do Paraná Rodrigo Rodrigues Dias foi o convidado da vez pelo Grupo de Pesquisa Modelos Autocompositivos, Justiça Restaurativa e Sistema Multiportas e Docentes, do Mestrado da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Em um bate-papo de 28 minutos, Rodrigo apresentou ao Grupo de Pesquisa e aos ouvintes o seu trabalho no projeto Justiça Restaurativa e Literatura. Ele falou sobre a origem do podcast de mesmo nome, criado por juízes do Paraná para divulgar novos métodos e suas possibilidades de aplicação no Judiciário e, ainda, discutir como os clássicos da literatura universal e brasileira podem ser lidos sob a visão da Justiça Restaurativa.

Ao explicar como se desenvolveram os trabalhos acerca do tema até a concretização do podcast, Rodrigo comentou que realizou leituras nacionais e internacionais e passou por grupos de estudos para compreender as lições jurídicas que podem ser extraídas dos contos literários.

“Na época, para eu entender como iria fazer, li o livro Medida por Medida, do José Roberto Castro Neves, que analisa a peça de Shakespeare através da lente do Direito. A partir daí, a gente começou com um grupo de estudos”, contou. A conversa tratou, ainda, da atuação do juiz na perspectiva restaurativa, sob um olhar interdisciplinar e humanístico no exercício da magistratura.