Novos magistrados de Mato Grosso do Sul concluem Módulo Nacional da Enfam

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) concluiu o Módulo Nacional do Curso de Formação Inicial dos 18 novos juízes substitutos de Mato Grosso do Sul. O módulo ocorreu durante toda a semana passada (24 a 28/7), na Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS).

 Nesse período, os novos magistrados participaram de aulas ministradas pelos seguintes formadores da Enfam: o desembargador José Antonio Daltoé Cezar (TJRS), o juiz federal Vladimir Santos Vitovsky (TRF da 2° Região), o juiz Marcelo Pizolati (TJSC), o juiz André Bezerra (TJSP), a juíza Luíza Vieira Sá de Figueiredo (TJMS), o juiz Edinaldo Santos Jr. (TJSE), o juiz José Henrique Torres (TJSP), a juíza federal Célia Bernardes (TRF 1° Região) e o tabelião Zenildo Bodnar (Curitiba/PR).

 Nos cinco dias de Módulo Nacional, foram discutidos temas sobre: Ética e Humanismo; O Juiz e os Serviços Extrajudiciais; O Juiz e o Mundo Virtual; Infância e Juventude (depoimento especial e adoção); Políticas Raciais; Questões de Gênero; Impactos Sociais, Econômicos e Ambientais das Decisões Judiciais e a Proteção do Vulnerável; e o Juiz, a Juíza e a Sociedade e os Direitos Humanos.

 O presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, desembargador Eladio Luiz da Silva Lecey, avaliou o curso com perspectiva positiva. “Os juízes mostraram muito interesse nas aulas e estão bem conscientes das responsabilidades que um magistrado deve ter. São jovens muito alinhados às diretrizes da Enfam e muito sensíveis às nossas abordagens. Arrisco-me a dizer que esta foi a melhor turma pela qual passei nesses dois anos em que trabalho com formação inicial. Mato Grosso do Sul está de parabéns”, elogiou.

 A magistrada Larissa Luiz Ribeiro, em nome dos novos juízes substitutos, ressaltou como o Módulo Nacional proporciona um saber fomentador, remanescendo uma bagagem favorecedora. “Tenho amigos magistrados e eles já haviam mencionado a qualidade da preparação. Os professores apresentam temas polêmicos e não trazem a solução, porém, discutindo com os colegas, acabamos descobrindo que cada um tem um posicionamento, o que torna a experiência enriquecedora e agrega muito conhecimento”, afirmou.

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Fonte: TJMS, com adaptações.