Núcleo de Educação a Distância da Enfam completa segunda rodada de cursos a distância

Cumprindo meta estabelecida pelo ministro Cesar Asfor Rocha, diretor-geral da Enfam, e de acordo com calendário divulgado no início do ano pela Secretaria da Escola, o Núcleo de Educação a Distância conclui hoje a segunda rodada de cursos a distância. Conforme os dados, nessa etapa foram capacitados 79 magistrados no Curso de Gestão de Varas Criminais e de Execução Penal, 52 magistrados no de Gestão Cartorária, 18 no de Gestão Financeiro-Orçamentária e outros 45 no de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos, totalizando 194 alunos.

Os resultados somam-se aos 153 da primeira rodada. Segundo o responsável pelo setor, Marcelo Conforto de Alencar Moreira, a mudança na forma de operacionalização das inscrições, com a divulgação do calendário de cursos no início do ano, permitiu significativo aumento da participação dos alunos nos cursos. Até o momento, a Enfam contabiliza mais de 400 inscrições para os cursos que rodarão até o fim de 2012. Outra novidade é que não há limite de vagas. As inscrições são contínuas, podendo ser realizadas até uma semana antes do curso. Para isso, basta que o magistrado interessado se dirija à sua escola estadual, que solicitará a inscrição à Enfam.

Além do calendário regular de cursos, a equipe do Núcleo de EaD oferece mais um importante serviço às escolas estaduais, que é o apoio à construção de núcleos de EaD locais nos estados. Mediante solicitação e com a escola estadual arcando com os custos de deslocamento e hospedagem, a equipe técnica da Enfam desloca-se até a escola solicitante, configura servidores, instala softwares, treina técnicos locais e dá como resultado um ambiente Moodle completamente funcional com os cursos oficiais já instalados e prontos para rodar.

Por determinação do ministro Cesar Rocha, a Enfam também trabalha na operacionalização do contrato que habilitará a produção de novos conteúdos, como, por exemplo, Gestão de Pessoas, Deontologia e Ética, Sistemas de Apoio à Judicatura (Bacenjud, Ranakud e Infojud). O objetivo do diretor-geral da Escola é ampliar ainda mais o cardápio de cursos disponíveis.