Formação de Formadores – Curso de Formação de Tutores no Contexto da Magistratura – Nível 2

Objetivos

1) Acompanhar a interação de cursistas, mediante monitoramento de suas participações nos fóruns no ambiente virtual e realizações das atividades programadas durante o processo de ensino-aprendizagem;

2) Aplicar os fundamentos, princípios, possibilidades e metodologia da educação a distância em atividade de tutoria, na operacionalização do ambiente virtual de ensino e aprendizagem;

3) Atuar de forma empática no processo de mediação da aprendizagem, de maneira a considerar as diferenças e as especificidades individuais relacionadas à aprendizagem;

4) Avaliar as atividades realizadas pelos cursistas, fornecendo-lhes feedback quanto ao alinhamento dessas às diretrizes da Instituição onde atuam;

5) Facilitar o processo de autoaprendizagem dos cursistas, de forma a incentivar a sua autonomia e a criatividade;

6) Apresentar soluções e ideias, com o intuito de antecipar problemas que poderão surgir durante o processo de ensino-aprendizagem;

7) Orientar o desenvolvimento de cursistas direcionando-os para o desenvolvimento de hábitos e técnicas de estudo que possibilitem maior aproveitamento do tempo destinado aos estudos e a interação entre si e com tutores;

8) Planejar situação de ensino-aprendizagem com determinação de uso de instrumentos e procedimentos que favoreçam a aprendizagem, bem como a efetividade das ações vinculadas às atividades da tutoria de maneira a alcançar os resultados almejados;

9) Promover os processos de comunicação capazes contribuir para a aprendizagem no ambiente virtual, de forma empática e respeitosa no desempenho das funções de tutores;

10) Utilizar métodos e recursos que facilitem ao cursista o processo de ensino-aprendizagem na modalidade de educação a distância, considerando os prazos das atividades programadas e as orientações normativas expedidas pelas instituições onde atuam;

11) Utilizar, adequadamente, as ferramentas e os recursos da plataforma Moodle.

Conteúdos

1) Conceitos básicos e contexto histórico e legal da EAD – princípios e finalidades no ensino dos magistrados.

2) Elementos gerais da tutoria (função, estratégias, aspectos do processo de ensino e aprendizagem).

3) O trabalho do tutor no contexto da formação dos magistrados (competências e habilidades; metodologias, avaliação).

4) Funcionalidades do Moodle para tutores.

Proposta Metodológica

Ao longo do curso, serão realizadas discussões que possibilitem a interação e a colaboração entre os alunos, além de outras atividades avaliativas (em grupo ou individuais) que permitam a reflexão sobre o assunto estudado.

Assim, a participação ativa e a dedicação aos estudos por, pelo menos, uma hora diária são indispensáveis para o sucesso deste curso. O diálogo e a troca de experiências entre os alunos, assim como as demais atividades, ocorrerão de forma assíncrona e/ou síncrona.

Público-alvo

Magistrados e servidores que atuam como tutores em cursos de formação de magistrados

Carga-horária

40 horas distribuídas em 5 semanas

Certificação

Ao final do curso, os participantes que realizarem as atividades propostas pelo tutor e obtiverem aproveitamento igual ou superior a 75% receberão certificado de conclusão com a carga horária de 40 horas/aula.

Curso do programa de formação de formadores destinado aos formadores e servidores que atuam nas atividades de tutoria de cursos oficiais em EaD. As inscrições são mediante indicação das escolas judiciais.

Conteúdo atualizado em 06/03/2019