Objetivos
1) Elaborar unidades de estudo, de forma coerente com a literatura educacional;
2) Explicitar a concepção de “competência” que melhor corresponda ao contexto de formação profissional dos magistrados;
3) Identificar a necessidade de aprendizagens dos magistrados para situações específicas de formação com base em avaliação diagnóstica durante o processo de planejamento de cursos;
4) Orientar o formador sobre o uso de estratégias metodológicas e avaliativas de forma coerente com o plano de curso e com o trabalho escolar;
5) Redigir elementos do planejamento de cursos (como os objetivos, a metodologia e a avaliação) de forma que orientem a prática pedagógica dos professores, conforme a necessidade de desenvolvimento de competências profissionais dos magistrados;
6) Situar os fundamentos teóricos e práticos relativos aos tipos e etapas de um planejamento de ensino (curso e aula), de acordo com o contexto de formação dos magistrados.
Conteúdos
1) Fundamentos e etapas do planejamento de cursos.
2) Elaboração das unidades/sequências de estudo.
3) Métodos e estratégias de ensino.
4) Fundamentos e práticas de avaliação.
Proposta Metodológica
Ao longo do curso, serão realizadas discussões que possibilitem a interação e a colaboração entre os alunos, além de outras atividades avaliativas (em grupo ou individuais) que permitam a reflexão sobre o assunto estudado.
Assim, a participação ativa e a dedicação aos estudos por, pelo menos, uma hora diária são indispensáveis para o sucesso deste curso. O diálogo e a troca de experiências entre os alunos, assim como as demais atividades, ocorrerão de forma assíncrona e/ou síncrona.
Público-alvo
Magistrados e servidores das Escolas Judiciais e da Magistratura (que atuam no planejamento de ensino e magistrados que atuam como docentes nas referidas Escolas)
Carga-horária
40 horas distribuídas em 5 semanas.
Certificação
Ao final do curso, os participantes que realizarem as atividades propostas pelo tutor e obtiverem aproveitamento igual ou superior a 75% receberão certificado de conclusão com a carga horária de 40 horas/aula.
Curso do programa de formação de formadores destinado aos formadores e servidores que atuam em atividades de planejamento de cursos oficiais. As inscrições são mediante indicação das escolas judiciais.