Planejamento de ensino no contexto da magistratura é tema de curso da Enfam

Nos próximos dias 21 e 22 de agosto, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) promoverá o curso Planejamento de Ensino – no contexto da magistratura na modalidade presencial. A proposta da Enfam é que a equipe de servidores atuantes na formação de magistrados possa elaborar um planejamento de curso em que […]

Nos próximos dias 21 e 22 de agosto, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) promoverá o curso Planejamento de Ensino – no contexto da magistratura na modalidade presencial. A proposta da Enfam é que a equipe de servidores atuantes na formação de magistrados possa elaborar um planejamento de curso em que haja coerência entre objetivos, procedimentos metodológicos e avaliativos. O evento ocorrerá em Brasília.

O curso será oferecido a 29 participantes, terá a carga horária de 19 horas-aula e será ministrado pela secretária executiva da Enfam, Maria Raimunda Mendes da Veiga, e pela coordenadora de Pesquisa e Ensino, Marizete da Silva Oliveira. A pedagoga Solange Garani, da Escola de Magistratura do Paraná (Emap) colaborou nas edições anteriores.

A proposta metodológica tem foco em atividades de integração e colaboração entre os participantes para que possam planejar ações de ensino orientadas pelo processo de ação-reflexão-ação. As estratégias de ensino privilegiam abordagens teóricas e simulações de atividades práticas com base em procedimentos didático-metodológicos considerados mais apropriados para tal fim.

Haverá oficinas, trabalhos em grupo, simulações e exposições dialogadas, atividades por meio das quais se promoverá a integração e colaboração dos participantes para o planejamento de ações de ensino com base na orientação recebida.

A avaliação de aprendizagem será formativa, ocorrerá durante todo o curso e com base na participação nas atividades desenvolvidas. Ao final, será aplicada a avaliação de reação.

Os participantes receberão certificados de aproveitamento.