Presidente do CNJ e conselheiros acompanham a realização do 1º Exame Nacional da Magistratura

Comissões do Exame estiveram presentes nos locais de prova em todo o Brasil

O presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luís Roberto Barroso, comemorou a adesão ao Exame Nacional da Magistratura (ENAM) realizado neste domingo (14), em todas as capitais do país. “Com quase 40 mil inscritos, atingimos um número relevante e significativo de candidatos. Nosso objetivo com essa prova é estabelecer uma padronização nacional da qualidade dos juízes. O ENAM é um marco para a história e para a valorização da magistratura”, descreveu Barroso, que acompanhou a realização das provas em Belo Horizonte (MG).

Em números absolutos, o ENAM teve 39.859 pessoas inscritas. Destas, 32.168 compareceram às provas. Segundo a FGV, a taxa de abstenções – de 19% – foi inferior à média de 25% registrada em outros certames.

Organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o certame é uma prova inédita, com caráter eliminatório e servirá como requisito obrigatório para aqueles que desejam ingressar na magistratura por meio de concursos públicos, em qualquer ramo do Poder Judiciário nacional, com exceção dos editais publicados antes da resolução. Para ficar habilitado, é preciso atingir a nota de corte de 70% para ampla concorrência e de 50% para pessoas autodeclaradas negras, indígenas ou com deficiência.

Segundo o diretor-geral da Escola e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques, este é um momento histórico. “O ENAM chega para aprimorar o judiciário brasileiro com a unificação do conhecimento basilar ao magistrado, a democratização do acesso à magistratura e a valorização da vocação”, afirmou.

Com provas em todas as capitais do país, o Exame Nacional da Magistratura (Enam) foi instituído por meio da Resolução n. 531/2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com objetivo de democratizar o acesso à carreira da magistratura, tornando-a mais diversa e representativa.

Balanço nos estados
São Paulo foi o estado que mais registrou inscritos para o exame. No total, mais de sete mil bacharéis em direito realizaram a prova. O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, acompanhou os preparativos finais do certame, a entrega dos malotes com os cadernos de avaliação e a chegada dos candidatos junto aos membros do grupo de trabalho constituído para o exame. Entre eles, a conselheira do Conselho Nacional de Justiça, desembargadora federal Monica Nobre.

A Região Norte contou com 2.925 pessoas inscritas. Em Belém (PA), dos 1.236 inscritos, 1.008 estiveram presentes. Já no Amapá, 68 candidatos realizaram a prova. Mais de 100 pessoas realizaram o exame em Rio Branco, no Acre.

A participação também foi expressiva no Nordeste. Em Sergipe, foram homologadas 713 inscrições e 593 candidatos compareceram. A conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Daiane Nogueira de Lira, acompanhada do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, visitou os locais de aplicação da prova em Fortaleza (CE) e elogiou a organização do certame. “Está tudo dentro das expectativas. Vemos que há um grande esforço do Judiciário e do nosso País em fazer com que esse seja um concurso de grande sucesso, que vai trazer qualidade para nossa magistratura, com uma parametrização em relação a todos os concursos de ingresso na magistratura”.

Em Maceió (AL), a prova foi acompanhada pela conselheira Daniela Madeira. Dos 551 inscritos no estado, 456 candidatos compareceram ao local da prova. “O objetivo do CNJ, ao regulamentar esse procedimento, é trazer mais uniformidade para o Brasil inteiro. A expectativa é selecionar juízes que tenham o olhar para a magistratura e que atendam os direitos dos cidadãos com o olhar mais vocacionado”, enfatizou a conselheira. No Maranhão foram computados 579 candidatos presentes.

No Sul, o tempo chuvoso não foi empecilho para a realização da primeira edição do Enam. Em Florianópolis (SC), dos inscritos no Estado, 887 realizaram a prova.

Na região centro-oeste, em Mato Grosso do Sul, foram 696 candidatos. De Campo Grande os conselheiros Renata Gil e Alexandre Teixeira acompanharam o desenvolvimento dos trabalhos. “O ministro Barroso foi muito firme na organização desse exame nacional e ele concretizou isso em muito pouco tempo, graças as mãos muito firmes do ministro Mauro Campbell”, pontuou Gil.

Fonte: Agência CNJ