Presidente do STJ destaca a importância da valorização da presença feminina na magistratura

A fala ocorreu durante visita de integrantes da formação inicial à Presidência do órgão

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) celebraram, nesta semana, a posse de 119 novos magistrados. Integrantes da turma de formação inicial visitaram, nesta segunda (18), a Presidência da Corte, onde foram recebidos pelos ministros Herman Benjamin, presidente do STJ, e Benedito Gonçalves, diretor-geral da Enfam.

O grupo é composto por 64 mulheres e 55 homens, que trabalharão no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), no Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP), no Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) e no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Durante a visita, Herman Benjamin destacou diversos pontos para a jornada na carreira, com ênfase na valorização da presença feminina no Judiciário. “Quando entrei na magistratura, ouvia que as mulheres não iam querer ir para determinadas comarcas, como a Vale do Ribeira. As minhas colegas de trabalho foram as primeiras a querer ir. Parabenizo as mulheres e parabenizo a banca, pois esse é um país no qual a maioria é de mulheres”, afirmou, reforçando a importância da diversidade e do rompimento de estereótipos.

Benjamin também alertou para os desafios da magistratura contemporânea e a necessidade de constante adaptação: “Tomam posse em um momento em que a magistratura é um desafio. Precisamos estar atentos a estes movimentos e fortalecer a imagem de um Judiciário independente.”

Benedito Gonçalves complementou a fala do presidente do STJ, destacando o papel da Escola na formação e capacitação dos magistrados e agradecendo a dedicação de sua equipe. Ele ressaltou o compromisso da Enfam em preparar esses profissionais para os desafios que se apresentam, garantindo uma prestação jurisdicional de excelência.

“Essa semana de formação não marca apenas o início de uma nova e promissora jornada para vocês, mas também reforça o compromisso do Poder Judiciário brasileiro, por meio de suas instituições, em investir na qualificação e na contínua evolução de seus quadros para aprimorar a prestação jurisdicional em todo o país”, disse o diretor-geral.

Em seguida, a turma se dirigiu para o 2º Simpósio Internacional STJ de Direito dos Povos Indígenas.

Saiba mais: Enfam inicia Módulo Nacional de Formação Inicial do TJSP, TJMSP, TJAC e TRF1

18 a 19/08/2025 | Módulo Nacional da Formação Inicial - TJSP - TJMSP - TJAC e TRF1