Primeira turma do curso sobre planejamento estratégico começa dia 19 com 38 participantes

Formar multiplicadores, a fim de capacitá-los a aplicar em suas atividades cartorárias o conhecimento adquirido na área de gestão e planejamento estratégico, bem como fornecer-lhes conhecimento técnico para analisar a forma como o Poder Judiciário brasileiro concebe iniciativas e ferramentas para esse fim. Estes são os principais objetivos do curso de Planejamento de Estratégico e […]

Formar multiplicadores, a fim de capacitá-los a aplicar em suas atividades cartorárias o conhecimento adquirido na área de gestão e planejamento estratégico, bem como fornecer-lhes conhecimento técnico para analisar a forma como o Poder Judiciário brasileiro concebe iniciativas e ferramentas para esse fim. Estes são os principais objetivos do curso de Planejamento de Estratégico e Gestão de Projetos, cuja primeira turma de 2012, com 38 participantes, será iniciada na próxima segunda-feira, dia 19. Recomendação do ministro Gilson Dipp, vice-diretor da Enfam, o curso é um dos mais esperados pelos dirigentes das escolas estaduais e federais de magistrados. A proposta é capacitar diretores, magistrados e servidores envolvidos com o tema para organização e modernização das escolas e dos respectivos tribunais. Por isso, durante as aulas os tutores buscarão fomentar a produção acadêmica e a interação, bem como a cooperação e troca de experiências entre as escolas de magistratura do Brasil.

Conforme Marcelo Conforto de Alencar Moreira, coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Enfam e um dos tutores do curso, a duração será de seis semanas, com 60 horas/aula, divididas igualmente em dois módulos distintos: Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos com OpenProject. Em reunião com os diretores de escolas, o ministro Gilson Dipp informou que o projeto de planejamento estratégico para os próximos cinco anos resultará em políticas públicas eficientes, consolidadas, de longo prazo e, sobretudo, capazes de chegar de forma rápida e eficaz aos magistrados, consequentemente com resultados favoráveis à sociedade. Segundo ele, a prioridade é a criação, o planejamento continuado e independente, de forma que não se alcance somente um presidente ou um vice-presidente de tribunal ou de escola da magistratura.

De acordo com cronograma divulgado no início do ano pelo secretário da Enfam, Francisco Paulo Soares Lopes, a primeira turma começa dia 19 e a última será aberta em 29 de outubro. O encerramento do curso de Planejamento Estratégico está previsto para 7 de dezembro. Para Francisco Lopes, o planejamento quinquenal desejado pela Enfam garantirá aos atuais e futuros dirigentes de escolas da magistratura a definição prolongada de critérios para formar e aperfeiçoar os cerca de 15 mil juízes brasileiros. Idealizador do Módulo de Planejamento Estratégico, Marcelo Conforto dividirá a responsabilidade da tutoria com Beatriz Rodrigues de Almeida, Paulo Roberto Alves de Morais e Rogério Cysne de Araújo, todos servidores do Superior Tribunal de Justiça. Rogério Cysne é o autor do Módulo Gestão de Projetos com OpenProject.