Primeiro Módulo Nacional de Formação Inicial do semestre será no TJBA

Oferecido pela Enfam e destinado a juízas e juízes recém-ingressos na carreira, a ação educacional ocorrerá on-line

De 2 a 6 de agosto ocorrerá o Módulo Nacional do curso de Formação Inicial do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Oferecido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e destinado a juízas e juízes recém-ingressos na carreira, a ação educacional se dará de forma on-line, devido à pandemia do Covid-19. 

O Módulo Nacional é obrigatório e abrange temas que visam facilitar a inserção dos magistrados no contexto da atividade judicial combinado com a realidade local. As informações trabalhadas no módulo, assim como no curso, têm cunho teórico-prático e buscam a conscientização do juiz em relação ao seu ofício e ao seu papel no Poder Judiciário e na sociedade. 

As temáticas trabalhadas no currículo do curso são o juiz contemporâneo; ética e humanismo; novas tecnologias e redes sociais; o Judiciário e controle de convencionalidade; questões de gênero; questões de gênero; impactos sociais, econômicos e ambientais das decisões judiciais e a proteção dos vulneráveis; infância e juventude; juventude restaurativa; e o juiz, a juíza, a sociedade e os direitos humanos.