Programa de Pós-Graduação da Enfam divulga resultado das inscrições no Mestrado em Direito

Especialização abrange linhas de pesquisa sobre eficiência da Justiça e ética na atividade jurisdicional

O resultado definitivo das inscrições dos candidatos para a 4ª Turma do Mestrado Profissional em Direito e Poder Judiciário da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) já está disponível. O programa de pós-graduação abrange duas linhas de pesquisa, que têm independência teórica, mas guardam relação entre si.

A primeira, Eficiência e Sistema de Justiça, é voltada ao desenvolvimento de ferramentas inovadoras de gestão e governança judiciais, além de propiciar reflexões sobre um novo design organizacional do Poder Judiciário, que melhore o seu desempenho e reduza custos. O centro desse estudo é uma reflexão interinstitucional e global dos problemas que afetam o sistema de justiça, visando aperfeiçoar os métodos de comunicação, transparência e prestação de contas do Judiciário à sociedade.

Já a linha de pesquisa Ética, Integridade e Efetividade na Atividade Jurisdicional tem por objetivo investigar os problemas relacionados à prestação jurisdicional, tendo como foco a atuação do juiz na sua unidade de trabalho. Essa linha estuda o processo, a gestão processual e a efetividade dentro de cada unidade judicial, identificando gargalos e construindo soluções viáveis para os problemas identificados, objetivando uma prestação jurisdicional mais célere e qualificada.

A seleção do corpo discente do Mestrado Profissional da Enfam é composta por três etapas: avaliação da aderência às linhas de pesquisa e da viabilidade do pré-projeto de pesquisa; análise do pré-projeto de pesquisa e trajetória profissional e do Currículo Lattes; e entrevista para defesa do pré-projeto de pesquisa.

Confira o resultado definitivo das inscrições.

Para mais informações sobre o Mestrado Enfam, confira o Edital n. 3/PPGPD/2023.