Publicado segundo relatório parcial de pesquisa sobre a participação de magistradas no CNJ

O documento identificou os desafios e as oportunidades para a promoção de maior equidade de gênero nos cargos de conselheiro e conselheira no órgão

Produzido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Direitos Humanos e Acesso à Justiça do Programa de Pós-Graduação Profissional em Direito (PPGPD), da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o 2º Relatório Parcial de Pesquisa sobre a Participação das Magistradas no Conselho Nacional de Justiça: trajetórias e vieses de gênero já pode ser acessado no site da Enfam.

O documento dá continuidade ao 1º relatório parcial, lançado em 2022, pelo mesmo Núcleo, e coordenado e produzido exclusivamente por mulheres.

O trabalho segue com a finalidade de produzir mais estudos e pesquisas na área de gênero, e promover a equidade na justiça. No 2º relatório parcial, o documento objetivou analisar a participação feminina no CNJ, identificando os desafios e as oportunidades para a promoção da equidade de gênero nos cargos de conselheiro e conselheira no órgão.

Essa é uma questão que vem se mostrando cada vez mais relevante no âmbito do Poder Judiciário brasileiro e evidente nos cargos de liderança das instituições de justiça.