Recém-empossados no TRF3 cursam Módulo Nacional

Empossados há menos de uma semana, 34 juízes federais substitutos do Tribunal Regional Federal da Terceira Região (TRF3) iniciaram, nesta segunda-feira (16), o Módulo Nacional do Curso de Formação Inicial. O evento ocorre de hoje a sexta-feira (20) na sede do TRF3, em São Paulo (SP). Coube à presidente do TRF3, desembargadora federal Cecília Marcondes, […]

Empossados há menos de uma semana, 34 juízes federais substitutos do Tribunal Regional Federal da Terceira Região (TRF3) iniciaram, nesta segunda-feira (16), o Módulo Nacional do Curso de Formação Inicial. O evento ocorre de hoje a sexta-feira (20) na sede do TRF3, em São Paulo (SP).

Coube à presidente do TRF3, desembargadora federal Cecília Marcondes, abrir oficialmente o curso. Participaram também da abertura o secretário-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), juiz Carl Olav Smith, e o presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico do órgão, desembargador Eladio Luiz da Silva Lecey.

No Módulo Nacional, os novos magistrados recebem formação voltada a temas que facilitem sua inserção no contexto da atividade judicial. Ao longo de 40 horas-aula, são trabalhadas informações de cunho teórico-prático que buscam conscientizar o magistrado em relação a seu ofício no Poder Judiciário e na sociedade.

O curso preconiza o uso de metodologias ativas, voltadas à criação de um ambiente de aprendizagem interativo, em que o estudante é estimulado a construir seu próprio conhecimento, a partir do compartilhamento de experiências e da interação com o formador e seus pares.

Nesta segunda-feira, os juízes federais substitutos participaram, após a abertura, de uma dinâmica de grupo contextualizada, no âmbito de exposição sob a temática “Ética e Humanismo”. Amanhã, os temas abrangem “Políticas Raciais” e “Demandas Repetitivas e Grandes Litigantes”.

No decorrer da semana, serão abordados ainda os seguintes assuntos: “Impactos Sociais, Econômicos e Ambientais das Decisões Judiciais e a Proteção do Vulnerável”, “Direito da Seguridade Social”, “O Juiz e o Mundo Virtual”, “Questões de Gênero”, “Gestão de Pessoas” e “O Juiz, a Sociedade e os Direitos Humanos”.