Visitas técnicas, parcerias internacionais e lançamento do podcast Fala Enfam marcaram o ano

Para a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o ano de 2025 foi marcado por diversas atividades como ações educativas, visitas técnicas e ampliação de parcerias institucionais. A Escola também investiu em iniciativas inovadoras, como a realização de oficinas colaborativas e o lançamento do podcast Fala Enfam. Confira os principais marcos deste ano para a Enfam.
Parcerias
Em 2025, uma das principais conquistas da Enfam foi o fortalecimento de parcerias estratégicas, tanto no Brasil quanto no exterior. Um dos destaques foi a cooperação com o Conselho Superior da Magistratura Judicial de Angola (CSMJ), que se iniciou com a assinatura de um acordo técnico-científico, em 2024, e foi intensificada ao longo deste ano, por meio de iniciativas como ações educativas e visitas institucionais. Além da participação de magistradas e magistrados angolanos no Módulo Nacional da Formação Inicial, houve a realização, pela primeira vez fora do Brasil, do curso Formação de Formadores (FOFO), em Luanda.
Outras parcerias também foram estabelecidas com instituições brasileiras e de outros países, ampliando a cooperação técnica e o intercâmbio de boas práticas. Destaque também para o Curso de Aperfeiçoamento da Magistratura Eleitoral, realizado em conjunto com a Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE).
Ações educacionais
A Enfam realizou seis módulos nacionais de formações iniciais em 2025, com integrantes da magistratura recém-empossados de diversos estados. Uma das novidades foi a parceria com a Inframerica e a Polícia Federal, que possibilitou, a uma das turmas, uma visita técnica à área restrita do Aeroporto Internacional de Brasília. Também foram promovidos diversos cursos de formação continuada e de formação de formadores (FOFO), que abordaram temas como crédito ao consumidor e superendividamento, governança digital, perspectiva de gênero no julgamento e proteção dos direitos das pessoas com deficiência, além de FOFOs em acessibilidade e inclusão, libras, saúde mental e direitos humanos, PopRuaJud, entre outros.
Na pós-graduação, a Enfam ofertou dois cursos de especialização: Bioética, Justiça e Direitos Humanos; e Jurisdição em Fronteiras, ambos com encontros presenciais, com parte da programação aberta ao público externo. No mestrado, a Escola atingiu o marco de 100 profissionais formados, com a conclusão da quarta turma, além de iniciar sua sexta turma neste ano.
Enam
No ano de 2025, foram realizadas a terceira e a quarta edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam), em maio e outubro, ambas com mais de 28 mil inscritos. Mais de 3 mil candidatos foram habilitados na terceira edição, e a divulgação dos habilitados da quarta ocorreu nesta sexta-feira (19).
Visitas técnicas e oficinas de inovação
O ano também foi marcado pelo início do Ciclo de Visitas Técnicas, realizado em 27 escolas judiciais e da magistratura, com o objetivo de fortalecer o diálogo institucional, promover escuta ativa e construir soluções colaborativas para os desafios da formação judicial. As visitas foram realizadas por iniciativa do diretor-geral da Enfam, ministro Benedito Gonçalves.
A Escola também realizou um ciclo de 15 Oficinas Colaborativas, que reuniu discentes, docentes, formadores e integrantes das escolas judiciais, estimulando um ambiente de inovação, reflexão e compartilhamento de experiências. Durante o encontro anual da Rede Nacional das Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum) e do LXI Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), participantes da oficina Mude se reuniram durante dois dias com o objetivo de apresentar propostas para a educação do futuro, considerando os insights das oficinas realizadas ao longo do ano.
Eventos e seminários
Ao longo deste ano, a Enfam também promoveu uma série de eventos, seminários e capacitações que ampliaram o debate sobre temas do Judiciário. Entre os destaques, o seminário sobre judicialização da saúde e os desafios contemporâneos, o evento comemorativo dos 10 anos do Estatuto da Pessoa com Deficiência e o II Seminário Nacional de Pesquisa em Programas de Pós-Graduação Profissionais em Direito.
Podcast Fala Enfam
Uma das maiores novidades de 2025 foi o lançamento do podcast Fala Enfam, uma iniciativa realizada em parceria com o projeto Formação Judicial Qualitativa, parceria da Escola com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A série traz temas relacionados ao Poder Judiciário e já conta com quatro episódios, disponíveis no YouTube e no Spotify. Os episódios lançados abordam educação judicial, carreira na magistratura, acessibilidade e justiça restaurativa.
