Secretário-geral da Enfam ministra palestra no Copedem

O secretário-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, ministrou palestra sobre “A importância das Escolas Estaduais da Magistratura na formação permanente do Juiz”. A conferência ocorreu na abertura do 42º Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas da Magistratura (Copedem).

O evento foi aberto nesta quinta-feira (10) no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esma), em João Pessoa (PB), pelo presidente do Colégio de Diretores, desembargador Antônio Rulli Júnior, e pelo diretor-adjunto da Esma, juiz Ricardo Vital de Almeida.

Durante a explanação, o desembargador ressaltou que para o juiz exercer sua profissão, ele precisa estar bem atualizado. “Hoje o sistema nacional de Justiça está preocupado que o juiz seja um magistrado bem informado e preparado para enfrentar as diversas situações. Não apenas as situações jurídicas que qualquer magistrado pode enfrentar, mas o saber de se conduzir de forma ética e o saber de compreender, porque daquele trabalho dele depende uma sociedade pacífica e que acredita no Poder Judiciário”, afirmou o secretário-geral.

Ainda segundo o desembargador Fernando Cerqueira, há uma preocupação de escolas estaduais da magistratura do país e de todos os magistrados, de que os juízes precisam ser diferentes dos magistrados de outras épocas. “É preciso sermos magistrados preparados com suas escolas fortes para que a magistratura seja respeitada”, assegurou.

Dando continuidade a programação do Copedem, nesta sexta-feira (11) na Sala de Conferência do Hotel Cabo Branco Atlantic prossegue o evento com diversas conferências. A partir das 8h30, o desembargador Marcos Villas Boas fará conferência a respeito das ‘Novas diretrizes para programas e cursos em EaD’.

Ainda pela manhã, os diretores de escolas assistirão palestra sobre ‘Autonomia orçamentária das Escolas da Magistratura’, juiz Jerônymo Pedro Villa Boas, do Estado de Goiás. Logo em seguida, o desembargador paraibano Oswaldo Trigueiro do Valle Filho debaterá a temática ‘Priorização do primeiro grau como forma de aperfeiçoamento da magistratura’.

A partir das 14h30, a conferência abordará o tema ‘Considerações sobre a nova Resolução da Enfam’, a ser ministrada pelo juiz Marcelo Cavalcanti Piragibe Magalhães”. Por fim, o reitor da Universidade Estadual da Paraíba, Antônio Guedes Rangel Júnior, discorrerá sobre o tema a ‘Importância da cooperação acadêmica entre Universidades Públicas e Escolas da Magistratura’.

No sábado (12), o evento será encerrado com a elaboração, assinatura e divulgação da ‘Carta João Pessoa’, documento que reúne os pontos institucionais deliberados e aprovados por unanimidade pelos integrantes do Copedem. O último encontro de diretores de escolas da Magistratura ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, em outubro do ano passado.

Fonte: Copedem