Semestre letivo do mestrado Enfam começa na próxima segunda com seminário

Acontece na próxima segunda-feira (5/10), às 10 horas, o seminário de abertura inaugural da primeira turma do curso de Mestrado Profissional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Pela primeira vez no país, uma escola de magistratura terá o seu próprio programa de pós-graduação, voltado exclusivamente para a gestão judiciária e no […]

Acontece na próxima segunda-feira (5/10), às 10 horas, o seminário de abertura inaugural da primeira turma do curso de Mestrado Profissional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Pela primeira vez no país, uma escola de magistratura terá o seu próprio programa de pós-graduação, voltado exclusivamente para a gestão judiciária e no tratamento de conflitos.

O evento virtual contará com a presença do diretor-geral da Enfam, ministro Og Fernandes; do vice-diretor, ministro Mauro Campbell Marques e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito, ministro Herman Benjamin.

Os convidados falarão sobre temas relacionados ao curso. O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Benedito Guimarães Aguiar Neto fará uma conferência sobre o órgão e a formação profissional. Pontos de intersecção e distanciamento entre o mestrado acadêmico e o profissional serão debatidos pelos professores Otavio Luiz Rodrigues Junior, Coordenador da Área de Direito da Capes, e Robson Maia Lins, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Completando a programação, a professora e cientista polícia Maria Tereza Sadek falará sobre a pesquisa sobre o Judiciário e como realizá-la.

O mestrado profissional da Enfam 

Iniciativa pioneira, o Programa de Pós-Graduação em Direito da Enfam tem linhas de pesquisa adequadas à realidade do Poder Judiciário. São elas: “Eficiência e Sistema de Justiça” e “Ética, Integridade e Efetividade na Atividade Jurisdicional”. Neste segundo semestre de 2020, o primeiro letivo do mestrado, 20 professores-magistrados federais e estaduais do corpo docente permanente (selecionados entre 197 candidatos inscritos); e 28 magistrados-alunos brasileiros (selecionados entre os 291 candidatos inscritos) e um, advindo de países de Língua Portuguesa, participarão de uma iniciativa pioneira no Brasil e em toda a América Latina.

O magistrados interessados em acompanhar o seminário podem fazer a inscrição aqui.