Seminário discute “Propostas e Soluções no Brasil de hoje”

O Fórum Permanente de Direito Empresarial e o Fórum de Direito à Informação e de Políticas de Comunicação Social do Poder Judiciário, em parceria com a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG-RJ, iniciaram no dia 06 de agosto, o seminário “Propostas e Soluções no Brasil de hoje”, coordenado pelo presidente do […]

O Fórum Permanente de Direito Empresarial e o Fórum de Direito à Informação e de Políticas de Comunicação Social do Poder Judiciário, em parceria com a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG-RJ, iniciaram no dia 06 de agosto, o seminário “Propostas e Soluções no Brasil de hoje”, coordenado pelo presidente do Fórum de Direito à Informação, desembargador Fernando Foch e pelo presidente do Fórum de Direito Empresarial, desembargador Antonio Carlos Esteves Torres, que na abertura do evento ressaltou: “Estamos promovendo este seminário, em que vamos conversar e daqui sairão ideias e pensamentos”.

Também estiveram presentes na mesa de abertura do evento o presidente da ADESG, Pedro Berwanger e o delegado da ADESG, contra-almirante, Mauro França de Albuquerque Lima.

A primeira reunião do Seminário abordou o tema “Novas Demandas Globais: O Caso Brasileiro”, e teve como palestrante o mestre em engenharia de produção COPPE/UFRJ e em segurança e defesa hemisférica USAL/CID, professor M.Sc. Gustavo Alberto Trompowsky Heck. Durante sua fala, destacou: “O que estamos assistindo no Brasil não pode ser visto de uma forma isolada, não pode ser visto como algo exclusivamente nacional, algo que surgiu na cena brasileira deixando todos estupefatos e sem entender muito bem o que estava acontecendo e o porquê dessa indignação”.

No dia seguinte, o presidente da Comissão Mista de Comunicação Institucional do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho e o desembargador Antonio Carlos Esteves Torres, discutiram o tema “Constituição e Sociedade: Encontro Necessário”. O encerramento do evento foi no dia 08 de agosto com a palestra “As Vozes das Ruas”, proferida pelo professor em ciência política da IUPERJ, e de ciências sociais da PUC-RJ, Ricardo Ismael.