Seminário dos NEPs revelou importância de pesquisas para o Judiciário

Aconteceu na terça-feira (29 de outubro), no fórum Des. Eduardo Luz, o Seminário dos Núcleos de Estudos e Pesquisas do Judiciário catarinense, promovido pela Academia Judicial. No evento, foi anunciado o lançamento da revista de Administração Judiciária, publicação virtual da AJ.  A abertura dos trabalhos foi feita pelo diretor-executivo da AJ, Des. Pedro Manoel Abreu […]

Aconteceu na terça-feira (29 de outubro), no fórum Des. Eduardo Luz, o Seminário dos Núcleos de Estudos e Pesquisas do Judiciário catarinense, promovido pela Academia Judicial. No evento, foi anunciado o lançamento da revista de Administração Judiciária, publicação virtual da AJ.

 A abertura dos trabalhos foi feita pelo diretor-executivo da AJ, Des. Pedro Manoel Abreu e acompanhada pelo diretor de pesquisa e aprimoramento institucional, juiz Marcelo Carlin, pelo coordenador dos NEPs, Des. Lédio Rosa de Andrade – que proferiu algumas palavras sobre a necessidade de incentivo à pesquisa -, pelo Des. Jaime Ramos – diretor-executivo da AJ na gestão anterior -, e pelo magistrado gaúcho Adalberto Delgado Neto, representante da Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul (Ajuris), que expôs os projetos de pesquisa da referida instituição.  

 Em seguida, foram apresentados os sete estudos desenvolvidos pelos núcleos temáticos, mencionando-se os resultados e possibilidades de aplicabilidade. O Des. Lédio Rosa de Andrade apresentou o trabalho “Satisfação e sofrimento no trabalho dos servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina”. A servidora Daniela Freitas, com o apoio do juiz Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva, discorreu sobre “Racionalização da Atividade Jurisdicional em Unidades de Direito Bancário”. Elizete Lanzoni Alves apresentou a equipe do núcleo ambiental e expôs sobre “Política Ambiental no PJSC: uma visão ecopedagógica para a sustentabilidade”. O juiz Iolmar Alves Baltazar encerrou a exposição do grupo. 

 As servidoras Karen Neumann e Francine Cassol Reimann de Quadros falaram sobre a pesquisa “Promoção do bem-estar nas relações de trabalho no PJSC: análise de Intervenções grupais realizadas pela Seção Psicossocial Organizacional”. Michelle de Souza Gomes Hugill representou o grupo da pesquisa “Regime aberto no sistema prisional da comarca de Florianópolis no ano de 2012: uma realidade que necessita ser (re)pensada”. Na sequência, o Des. Carlos Prudêncio revelou as atividades desenvolvidas pelo núcleo que integrou, a participação de cada membro, e as percepções resultantes do estudo “Modernização do Poder Judiciário: Justiça do Futuro”. A palestra final “Perícia Psicológica nas Varas da Família e nas Varas da Infância e da Juventude”, foi proferida por Helena Berton Eidt.

 Os participantes do seminário tiveram oportunidade de dirigir questionamentos aos expositores, ensejando debates interdisciplinares.