Série de vídeos no canal da Enfam no YouTube aborda os principais temas do Mestrado da Escola

Conheça o depoimento do juiz Leonardo Resende Martins, do TRF5, e saiba mais sobre a qualificação oferecida pela Escola

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) formou a primeira turma do Mestrado Profissional em setembro deste ano. Alunos e professores de diversas regiões do Brasil participaram da formação e apresentaram, durante o evento Degustação do Mestrado, no dia 20 de setembro, os assuntos que mais os impactaram ao longo do curso.

O vídeo da primeira apresentação já está disponível no canal da Enfam no YouTube. Acesse e conheça o depoimento de Leonardo Resende Martins, juiz do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), que falou sobre Pesquisa Empírica e Inovação. Ele abordou a formação de magistradas e magistrados para além do exercício da magistratura, como pesquisadores científicos e produtores de conhecimento no que se refere ao Poder Judiciário.

Segundo Leonardo Resende Martins, a magistratura e a pesquisa empírica compartilham semelhanças em relação aos compromissos de cada uma das funções: “O juiz, a juíza, o pesquisador e a pesquisadora têm um compromisso de examinar os argumentos como um todo. Eles não podem oportunisticamente selecionar os argumentos que convêm e apresentar da maneira que lhe seja mais útil a atingir determinado resultado. Então, o pesquisador também tem que examinar as hipóteses contrárias, aquilo que de desconfortável pode trazer ao seu processo de produção de conhecimento”.

O desafio de se tornar um(a) magistrado(a) pesquisador(a) engloba também a possibilidade de gerar situações delicadas no processo de produção do conhecimento. De acordo com o magistrado, desenvolver pesquisas acerca do Poder Judiciário pode levar pesquisadores a se chocarem, causar um desconforto com os campos de atuação de colegas de profissão, como desembargadores, juízes ou ministros.

Ficou interessado? Acesse a página do Mestrado Profissional da Enfam, com área de concentração em Direito e Poder Judiciário.

Degustação Mestrado ENFAM | Leonardo Resende – Juiz do TRF5

Confira a apresentação do juiz Leonardo Resende, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, sobre Pesquisa Empírica e Inovação. Este foi um dos assuntos mais relevantes tratados durante o curso.