Sessenta novos juízes de Pernambuco fazem curso de formação inicial

Sessenta juízes recém-ingressos na carreira da magistratura do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco participarão do curso de formação inicial no período de 13 a 17 de outubro, em Recife (PE). A abertura do curso será realizada pelo secretário-geral da Enfam, juiz Paulo Tamburini. O curso de formação inicial será realizado pela Escola Nacional […]

Sessenta juízes recém-ingressos na carreira da magistratura do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco participarão do curso de formação inicial no período de 13 a 17 de outubro, em Recife (PE). A abertura do curso será realizada pelo secretário-geral da Enfam, juiz Paulo Tamburini.

O curso de formação inicial será realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento (Enfam) em parceria com a Escola Judicial de Pernambuco (EJUD-PE) e terá duração de 57 horas/aula.

O curso tem como objetivo geral desenvolver a capacidade dos juízes para saber utilizar as informações e instrumentos relativos à atuação dos diferentes entes públicos e às temáticas que têm repercussão no trabalho do juiz.

O curso será desenvolvido de forma a considerar o contexto das atividades profissionais dos participantes, com vistas à sua ambientação nas ações de integração nacional vinculadas à Justiça e de maneira a oportunizar ao juiz analisar os reflexos das ações judiciais na mídia e na sociedade.

Também possibilitar aos participantes o conhecimento para avaliar o panorama da atividade judicante no contexto nacional em relação às seguintes temáticas: o Judiciário e a sociedade; direito eleitoral; políticas raciais; o juiz e as relações interpessoais interinstitucionais; Vara de Infância e Juventude; sistema carcerário; impacto econômico e social das decisões judiciais; mediação e conciliação.