STJ vai ouvir opinião do público para definir metas prioritárias em 2018

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) lança nesta semana uma enquete para saber da sociedade e dos servidores da instituição qual de suas metas estratégicas é a mais importante para 2018. A pesquisa deve ser respondida pela internet e servirá de base para o planejamento estratégico do tribunal. Segundo a presidente do STJ, ministra Laurita […]

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) lança nesta semana uma enquete para saber da sociedade e dos servidores da instituição qual de suas metas estratégicas é a mais importante para 2018. A pesquisa deve ser respondida pela internet e servirá de base para o planejamento estratégico do tribunal.

Segundo a presidente do STJ, ministra Laurita Vaz, a iniciativa integra um esforço para desenvolver a gestão participativa, de modo que as metas a serem perseguidas tenham congruência com as expectativas da sociedade.

“A enquete é uma oportunidade inédita para ouvirmos a sociedade, e após a consulta poderemos definir com mais clareza as metas a serem atingidas pelo tribunal em 2018”, afirmou a ministra.

Para a magistrada, ações como essa aproximam o Poder Judiciário da sociedade, já que é possível comparar o que está sendo feito com o que é esperado pelo público em geral.

A enquete fica aberta de 7 a 18 de agosto.

Plano estratégico

De acordo com a Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica do STJ, os objetivos da pesquisa estão alinhados com o Plano Estratégico do Poder Judiciário, documento que propõe metas a serem atingidas pelos diversos tribunais do Brasil ao longo do ano. O processo teve início em maio de 2017 e se encerra em novembro com a realização do 11º Encontro Nacional do Poder Judiciário.

A Resolução 198/2014 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instituiu a estratégia nacional do Poder Judiciário, com vigência de 2015 a 2020. O plano propõe macrodesafios a serem enfrentados no período, relacionados a temas como a garantia dos direitos de cidadania, celeridade na prestação jurisdicional e racionalização do sistema judicial.

Selo Justiça em Números

A consulta à sociedade e aos servidores atende a princípios definidos pelo CNJ para a concessão do Selo Justiça em Números, reconhecimento pela eficiência na gestão do Poder Judiciário. A portaria que define os critérios para a concessão do selo prevê a participação popular na definição de estratégias de gestão.

Após a publicação da portaria com os critérios para o Selo Justiça em Números 2017, o STJ definiu novas estratégias para tornar a gestão mais eficiente e transparente. O esforço envolve todas as áreas do tribunal com impacto direto na classificação.

Acesse a página da enquete Elaboração de Metas Nacionais 2018.

Fonte: SCO/STJ