Terceira edição do Enam acontece neste domingo, 18 de maio

Candidatos devem conferir o edital e atentar ao que levar no dia da prova

A terceira edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam), organizada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), será aplicada neste domingo, dia 18 de maio, das 13h às 18h, no horário de Brasília. Os candidatos devem chegar ao local de prova com antecedência mínima de uma hora e meia. O local de prova pode ser conferido no cartão de confirmação de inscrição, disponível no site da FGV Conhecimento, banca organizadora do exame.

O que o candidato não pode esquecer no dia da prova:

  • Caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente. Nenhum outro tipo de caneta será aceito.
  • Documento de identidade original com foto. Cópias, mesmo autenticadas, não serão aceitas.
  • Comprovante de inscrição ou comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

É importante que o candidato confira seus dados pessoais na prova e tenha cuidado para não danificar o cartão de respostas, já que isso pode comprometer a leitura do gabarito.

Após o fechamento dos portões, todos os candidatos devem se direcionar diretamente às salas de prova, sendo proibido permanecer em áreas comuns. A permanência mínima na sala é de três horas, e o caderno de questões só poderá ser levado nos últimos 30 minutos do exame.

Sobre o Exame
O Enam conta com 80 questões objetivas sobre Direito Constitucional, Direito Administrativo, noções gerais do Direito e de formação humanística, direitos humanos, Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito Empresarial e Direito Penal. Para ser aprovado, o candidato deve acertar no mínimo 70% das questões, ou seja, 56 acertos. Candidatos autodeclarados negros, indígenas ou pessoas com deficiência precisam de no mínimo 50%, totalizando 40 acertos.