Texto para Debates

Enfam lança série Estudos Judiciais

Com o objetivo de divulgar novas ideias, estimular a produção científica e proporcionar ambiente de discussão de temas relacionados às atividades da magistratura, a Enfam lança a série Estudos Judiciais, que vai reunir artigos científicos para discussão no sítio da Internet na área de Textos para Debate.
A série está aberta à participação de profissionais vinculados a instituições públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, e que tenham projetos em áreas de pesquisa relacionadas às atividades dos magistrados brasileiros. Os trabalhos devem apresentar caráter científico, com textos na área judicial, administrativa e outras. As opiniões expressas nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem a posição da Escola relativamente aos temas abordados.
Os textos serão colocados para consultas e poderão, a critério da Enfam, serem selecionadas para futuras publicações. A iniciativa segue o exemplo de instituições como o Ministério da Fazenda e o Banco Central do Brasil.
O processo de análise dos trabalhos envolve servidores da Enfam e membros do seu conselho editorial, um grupo formado por profissionais com experiência acadêmica e com formação em nível de mestrado e doutorado. Esse grupo se reunirá periodicamente para discutir a apropriabilidade e a viabilidade de publicação dos trabalhos enviados.

Orientações para submissão de trabalhos

O autor é livre para usar qualquer editor de texto que julgue conveniente (Word, Latex, SWP etc.), mas recomenda-se que utilize espaçamento entre linhas, tamanho de fonte e formato de papel de tal forma que a leitura do texto impresso não apresente dificuldades e que siga as regras do hábito acadêmico.
Para tornar mais eficiente a apresentação do trabalho do autor, a Enfam sugere a consulta de sítios já consagrados com orientações práticas sobre a preparação de manuscritos e instruções para confecção de tabelas e textos matemáticos.
Em caso de dúvidas, o autor deve entrar em contato com o email institucional da Série de Estudos Judicias: estudos.judiciais@enfam.jus.br

Confira abaixo os textos para discussão:

Texto 1
A Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo lançou um novo indicador para avaliar o comportamento dos brasileiros frente à legislação vigente. O primeiro relatório do Índice de Percepção do Cumprimento da Lei (IPCLBrasil) revela que 82% da população acredita ser fácil descumprir as leis do país. A Enfam quer saber o que você acha desse indicador e disponibiliza a íntegra do estudo para análise e debate.
Índice de Percepção do Cumprimento da Lei – IPCLBrasil