TJGO disponibiliza modelos de inteligência artificial para o Sistema de Justiça

Ferramentas auxiliam na análise de textos jurídicos e outros desafios do Judiciário

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), por meio da Diretoria de Inteligência Artificial, Estatística e Ciência de Dados (DIACDE), desenvolveu dois modelos de linguagem de grande porte especializados na análise de similaridade semântica de textos jurídicos. As ferramentas já estão disponíveis ao público na plataforma Hugging Face, um dos principais repositórios de inteligência artificial do mundo.

Os modelos foram criados para ajudar na resolução de desafios do Poder Judiciário, como o aumento do volume de processos, a necessidade de uniformizar demandas em massa repetitivas e a identificação automática de casos com teses e fatos análogos. Eles permitem que outros Tribunais, Ministérios Públicos, Defensorias Públicas e demais instituições do Sistema de Justiça utilizem gratuitamente esses ativos tecnológicos para criar ou aprimorar suas próprias ferramentas de inteligência artificial.

A DIACDE já planeja as próximas etapas da iniciativa, que incluem a ampliação do conjunto de dados de treinamento e a exploração de arquiteturas ainda mais avançadas. O projeto representa um marco para a modernização do Judiciário, promovendo otimização de tarefas judiciais, eficiência, transparência e segurança jurídica em todo o ecossistema da Justiça brasileira.

Com informações do TJGO.