Visita é organizada pela Enfam, que mantém acordo de cooperação com o CSMJ
Comitiva do Conselho Superior da Magistratura Judicial de Angola (CSMJ) participa de visita ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e à Escola Superior da Magistratura (Esma), até sexta-feira, 25 de julho, em João Pessoa. O intercâmbio é organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), que mantém acordo de cooperação técnica com a instituição angolana desde 2024 para apoiar a criação de um centro de formação judicial.
Nesta terça-feira (22), a comitiva foi recepcionada no Palácio da Justiça pelo presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, que estava acompanhado do diretor da Esma, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, e da diretora-adjunta da Escola, juíza Antonieta Maroja.
Também participam das visitas o desembargador Sílvio Neves Batista Filho, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e membro do Grupo de Trabalho Enfam/CSMJ, e o secretário-executivo da Enfam, Leonardo Peter da Silva. Durante os encontros, magistrados angolanos puderam conhecer a estrutura da Esma e as boas práticas desenvolvidas, considerando a semelhança quanto ao tamanho da estrutura judiciária de Angola.
O presidente do TJPB destacou o significado do intercâmbio. “Acima de tudo, abrir as portas para o mundo! Nós, TJPB e Esma, estamos abrindo as portas, por essa parceria, para o povo de Angola. Neste momento, é gratidão pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido por nós, que fazemos o Poder Judiciário paraibano. É uma parceria que veio para ficar”, declarou.
O grupo também visitou o TRF5, o TJPE, a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) e a Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe5), na última semana, com o intuito de conhecer as instalações físicas e a estrutura organizacional das duas escolas. Saiba mais sobre a visita.
Com informações do TJPB
Fotos: José Vieira/ TJPB