Tribunal faz treinamento em conciliação e mediação para juízes

Os juízes titulares, substitutos e auxiliares da Comarca de Salvador vão participar de um treinamento em políticas públicas de conciliação e mediação. A capacitação será realizada, em 12 de abril, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). O curso visa a implementação de iniciativas, mecanismos e técnicas de resolução de conflitos […]

Os juízes titulares, substitutos e auxiliares da Comarca de Salvador vão participar de um treinamento em políticas públicas de conciliação e mediação. A capacitação será realizada, em 12 de abril, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). O curso visa a implementação de iniciativas, mecanismos e técnicas de resolução de conflitos de maneira amigável, buscando o acordo e o entendimento entre jurisdicionados.

O treinamento faz parte da política permanente do Poder Judiciário da Bahia de fortalecer a cultura da conciliação na sociedade por meio de soluções adequadas para os conflitos. O encontro busca ainda alcançar um magistrado integral, com formação interdisciplinar e humanista, capacitado a investir no seu próprio desenvolvimento como ser humano.

Durante a capacitação serão apresentados conhecimentos relativos às teorias do conflito e da negociação, mediação, comunicação conciliatória e habilidades interpessoais. As exposições serão ministradas pela juíza da Comarca do Rio de Janeiro, Ana Célia Montemor Gonçalves, e pelo juiz da Comarca de São Paulo, Rogério Aparecido Correia Dias. Será distribuído um kit de materiais didáticos a cada participante.

O evento contará com a participação de magistrados das Varas dos Feitos Cíveis e Comerciais, Varas de Família, Varas do Sistema dos Juizados Especiais, Vara de Acidente do Trabalho, Vara de Registros Públicos, Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Núcleos de Conciliação de 1º e 2º Graus, Balcão de Justiça e Cidadania, Casas de Justiça e Cidadania, Núcleo de Justiça Restaurativa e Centro Judiciário de Solução de Conflitos Tributários.

O decreto com a convocação dos magistrados para o treinamento foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) de 12 de março.

Fonte: TJBA