Último vídeo da série sobre o Mestrado da Enfam já está no ar

Nono vídeo traz apresentação sobre Gestão e Liderança

Ao longo de nove vídeos, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) buscou compartilhar com o público os estudos e trabalhos realizados pela primeira turma do Mestrado Profissional da Escola, formada em setembro de 2022.

Nesta terça-feira, 6 de dezembro, o nono vídeo da série Degustação do Mestrado foi disponibilizado e pode ser acessado pelo canal oficial da Escola no YouTube. O tema da vez foi Gestão e Liderança, apresentado pelas juízas Lívia Lúcia Oliveira Borba, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), e Michelle Amorim Sancho Souza, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

As magistradas escolheram estudar um tema que fosse capaz de melhorar o desempenho do Poder Judiciário. Para Lívia Lúcia, o que motivou a pesquisa foi a procura por entender e traduzir a diferença de performance entre algumas unidades do Judiciário.

“Eu ficava impressionada, quando estava na corregedoria, sobre o porquê de algumas unidades apresentarem um desempenho tão bom, e outras não ter o desempenho tão excepcional assim. O que aconteceu? Os números só chegavam, e eu não sabia explicar por que a performance dessas unidades era tão diferente”, disse Lívia Lúcia.

A juíza Michelle Amorim comentou que sua motivação para pesquisar mais a fundo o tema surgiu a partir da compreensão de que existem técnicas da iniciativa privada, como as metodologias ágeis, que davam certo nesse setor, e do questionamento sobre a possibilidade de aplicá-las no Judiciário. Segundo a magistrada, as críticas mais recorrentes ao Poder Judiciário dizem respeito à forma como seus recursos são gerenciados, o que pode levar à uma comparação com a iniciativa privada e à impressão de que a administração nesse setor é melhor.

“A minha inquietude foi em relação às metodologias ágeis e à compreensão de como é que juízes e servidores poderiam, em um espaço virtual ou até mesmo presencial, ter um mapeamento dos fluxos processuais e um planejamento voltado para aquela realidade”, comentou a juíza.

Ficou interessado? Acesse a página do Mestrado Profissional da Enfam, com área de concentração em Direito e Poder Judiciário. Você pode acessar a playlist da Degustação do Mestrado no canal da Escola no YouTube, e conferir esse e todos os outros vídeos da série.

Degustação Mestrado ENFAM | Carmen Lucia Ramajo e Cláudia Catafesta -Juízas do TJPR

Confira a apresentação das juízas Carmen Lucia Ramajo e Cláudia Catafesta, ambas do Tribunal de Justiça do Paraná, sobre Pensamento Sistêmico. Este foi um dos assuntos mais relevantes tratados durante o curso.