Últimos dias para se inscrever na segunda turma do mestrado Enfam

Serão oferecidas 30 vagas nas linhas de pesquisa “Eficiência e sistema de justiça” e “Ética, integridade e efetividade na atividade jurisdicional”

Encerram-se no próximo domingo (14) as inscrições para o processo seletivo da segunda turma de mestrado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Direito da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Guiado pela busca de aprimoramento do sistema judicial brasileiro e a prática jurisdicional, o mestrado tem como foco principal a gestão judiciária e o tratamento de conflitos.

Serão oferecidas 30 vagas nas linhas de pesquisa “Eficiência e sistema de justiça” e “Ética, integridade e efetividade na atividade jurisdicional”, nos seguintes termos: 17 vagas para magistrado vitalício; seis vagas para magistrados vitalícios autodeclarados pretos e pardos; duas vagas para magistrado vitalício com deficiência; uma vaga para magistrado vitalício autodeclarado indígena; e quatro vagas para magistrados de países lusófonos e da América Latina.

Atenção ao prazo!

O prazo para inscrições se encerra às 23h59 do dia 14 de março, horário de Brasília. Os interessados devem preencher o formulário próprio e enviar, exclusivamente pelo link indicado nos campos, os demais documentos solicitados pelo edital. Não serão aceitos documentos enviados por outros meios.

Etapas do processo

O processo de seleção será dividido em três etapas. A primeira delas, é a avaliação do projeto de pesquisa do candidato, sem identificação, na qual se observarão a aderência à linha de pesquisa indicada pelo candidato no momento da inscrição, a adequação da proposta aos objetivos do Mestrado Profissional e a coerência metodológica.

Na segunda etapa, serão analisados o projeto de pesquisa, a trajetória profissional e o Currículo Lattes. Os critérios serão a relevância do tema para o Judiciário; a potencialidade do candidato, buscando-se criticidade, efetividade e inovação, e exequibilidade.

A última etapa é a entrevista para defesa do projeto de pesquisa, via sessão pública virtual entre os dias 27 de maio e 6 de junho, e da trajetória profissional, em entrevista pessoal pública conduzida pela Comissão de Seleção.

A matrícula dos candidatos será realizada de 30 de junho a 5 de julho e o início do ano letivo está previsto para 16 de agosto, conforme calendário oficial do Programa, que ficará disponível no site da Enfam após o término da seleção.

Veja a íntegra do edital de chamada pública

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected], mas não haverá atendimento por telefone. Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação da Enfam estão disponíveis aqui.