Criatividade e inovação: Aplicando conceitos de design às peças da Enfam

Para os interessados em saber mais sobre o credenciamento de cursos e a contratação de formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), a Escola divulga três infográficos sobre o tema. Estes foram produzidos pela designer Mayume Kanegae, que contou com o apoio da equipe para elaborar o material. Ela, apesar de […]

Para os interessados em saber mais sobre o credenciamento de cursos e a contratação de formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), a Escola divulga três infográficos sobre o tema. Estes foram produzidos pela designer Mayume Kanegae, que contou com o apoio da equipe para elaborar o material.

Ela, apesar de mais experiente no assunto, fez o curso de Visual Law, juntamente com outros magistrados, no final do ano passado, e agora apresenta ao público resultado desse trabalho: credenciamento de cursos oficiais, checklist de credenciamento e contratação de formadores.

O Visual Law tem um nome pomposo, mas não é uma prática nova para profissionais do design. Ele significa tratar a informação, de forma que ela se apresente o mais palatável possível para o usuário.

Com modéstia, Mayume revela que o sucesso do infográfico está em quem é capaz de sintetizar as informações, que, no caso, foram ofertadas pela equipe da Enfam. O curso foi proposto com o objetivo de auxiliar na formatação de peças judiciais.

Segundo a designer, a principal lição do Visual Law é tratar a informação com clareza. “Há uma confusão para o público entre o que significa simplicidade e clareza. E esses conceitos não se confundem.”, disse ela.

Simplicidade é trazer os elementos necessários da informação, com profundidade. Já a clareza é tratar a informação de forma objetiva. Mayume explica que não se adquire simplicidade apenas  cortando conteúdo. Há um conjunto de hierarquia a ser analisado, e regras de coesão que tornam o texto mais fluido.

Contratação de formadores:

https://www.enfam.jus.br/wp-content/uploads/2021/01/contratac%CC%A7a%CC%83o-de-formadores_resumido.pdf

Credenciamento – O que é?

https://www.enfam.jus.br/wp-content/uploads/2021/01/Credenciamento-O-que-e%CC%81.pdf

Credenciamento – checklist

https://www.enfam.jus.br/wp-content/uploads/2021/01/credenciamento-checklist.pdf