Formação de Formadores Módulo 3 – Reflexões sobre a prática docente

Ação Formativa: Módulo 3 do nível 1 do Curso de Formação de Formadores

Período de inscrição: de 10 de abril a 20 de maio de 2018

Período de realização: 5 e 6 de junho de 2018

Carga horária: 16 horas-aula

Local: Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam, situada no SCES Trecho 3 – Lote 9, (Prédio do Conselho da Justiça Federal), Brasília-DF.

Telefones: (61) 3319-7700, 3319-7721 e 3319-7727.

Público-alvo: Formadores que concluíram os módulos 1 e 2 do nível 1 do Curso de Formação de Formadores da Enfam (participantes das turmas das Regiões Norte e Sul e de turmas remanescentes).

Objetivo Geral

Reorganizar a prática docente do magistrado formador, considerando seu percurso de trabalho, sua formação, as experiências e os conhecimentos pedagógicos desenvolvidos.

Objetivos Específicos

  • Analisar, individual e coletivamente, o processo de formação e a atividade docente no contexto da magistratura;
  • Organizar aspectos relacionados ao trabalho de formação no âmbito da magistratura, considerando princípios, fundamentos e base teórica inseridos nas Diretrizes Pedagógicas da Enfam;
  • Aplicar os conhecimentos pedagógicos desenvolvidos ao longo dos cursos de formação de formadores na organização da aula, na utilização das metodologias ativas e na estruturação de procedimentos voltados para a avaliação formativa.

Proposta metodológica

A proposta para o desenvolvimento das ações educativas observa os princípios e fundamentos expressos nas Diretrizes Pedagógicas da Enfam e buscam garantir a prática como elemento mediador para a construção do conhecimento e a estruturação do conhecimento pedagógico articulado à atuação do magistrado.

Atividades desenvolvidas

O módulo será desenvolvido com a integração de palestras – desenvolvimento de temas pedagógicos ou jurídicos que tenham como objetivo a ampliação e o aprofundamento das bases de ação formativa do formador – e oficinas que tratem da aplicação de aspectos relacionados aos fundamentos e aos princípios do trabalho educativo no âmbito da magistratura.

Durante o curso, serão realizadas cinco oficinas simultâneas com temas distintos. Para as oficinas, os participantes serão divididos em cinco grupos de no máximo 30 alunos, de modo que cada um seja inscrito em três temas diferentes – observada, dentro do possível, a ordem de preferência de temas indicada pelo aluno no momento da inscrição.

Certificação

Os participantes que tiverem frequência de 100% e realizarem as atividades propostas receberão os certificados, que serão disponibilizados na Plataforma da Enfam em até 10 dias úteis após a finalização do Módulo. Para a emissão do certificado, é necessário realizar o seguinte procedimento:

  • Acessar o sistema EducaEnfam, por meio do link: http://educa.enfam.jus.br.
  • Na tela inicial do sistema, preencher os campos da seguinte maneira:
    1. CPF ou E-mail: CPF do participante
    2. Senha: será encaminhada ao participante durante o evento.
  • Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Entrar.

Os certificados ficarão disponíveis na plataforma por até seis meses após o término do curso.

Clique aqui para consultar a programação, os temas das oficinas e o currículo dos formadores.