Processo seletivo

Especialização - Coletivização, Precedentes, Coerência e Integridade do Direito

Os conflitos que hoje chegam ao Poder Judiciário são cada vez mais desafiadores. Além do fenômeno da repetição de demandas, tipicamente brasileiro, em que veiculados direitos individuais homogêneos, a exigir soluções que prestigiem a segurança jurídica e a previsibilidade na atuação dos magistrados, cada vez mais se transfere ao Poder Judiciário a solução de questões de grande complexidade e de repercussão social, política, jurídica, ambiental ou econômica, muitas das quais não se coadunam nem se resolvem com as formas tradicionais e meramente substitutivas de julgamento de demandas, por envolverem conflitos multitudinários, multicausais, de consequências variadas, a exigir soluções estruturantes, de pequeno, médio e longo prazos.

Especialização - Direito digital

Frente às muitas inovações tecnológicas, as pessoas enviam e recebem informações, realizam negócios e emitem opiniões. Por outro lado, o fato de estarem por trás de uma tela de computador, ou até mesmo de outros dispositivos conectados à internet, não significa que podem agir como bem entenderem ao considerarem que a internet é “terra de ninguém”. O Direito Digital traz regras e princípios que orientam as condutas neste meio virtual.

Workshop - Aspectos civis do sequestro internacional de menores

O curso, destinado a magistrados e magistradas da Justiça Federal, visa construir e disseminar boas práticas sobre os aspectos civis do sequestro internacional de menores, com enfoque no mapeamento das virtudes e riscos do processo, bem como em questões pré-processuais e outras medidas relevantes para assegurar a ordem judicial. O curso será realizado sem ônus para os discentes. As passagens e diárias serão custeadas pela Enfam.

Boas práticas no uso da tecnologia e avanços no processo tributário

O objetivo da ação educativa é identificar, refletir, valorizar, divulgar e propagar os casos de sucesso no uso da tecnologia e avanços no processo tributário realizados no âmbito das Justiças Estadual e Federal que contribuem para uma gestão participativa, criativa,
positiva e eficiente do Judiciário.

Curso - Novas Perspectivas Sobre o Combate ao Crime Organizado no Contexto Europeu e Latino-Americano

O curso explorará o seguinte conteúdo: Sociologia do crime organizado e da corrupção.
Direito penal internacional: crime organizado, corrupção e lavagem de dinheiro, evasão de divisas, offshore, cybercriminalidade, tráfico de drogas, tráfico de mulheres e de crianças. A experiência italiana e a experiência brasileira no combate ao crime organizado. Estratégias de enfrentamento das forças paramilitares e milícias. Liberdade de imprensa e o combate ao crime organizado transnacional (caso Panama Papers, Swiss Leaks, entre outros). Cooperação internacional:  proteção de dados, cooperação policial, provas, persecução penal e recuperação de ativos.

Pós graduação - Mestrado Profissional em Direito e Poder Judiciário

O Mestrado Profissional da Enfam, em consonância com suas
diretrizes pedagógicas, tem o objetivo de possibilitar que seus alunos desenvolvam
competências em Direito, Gestão Judiciária e Tratamento de Conflitos, visando ao alto
desempenho em suas funções estratégicas na administração dos órgãos do Poder
Judiciário e na prestação jurisdicional.