STJ homenageia Paulo de Tarso Sanseverino com sessão e missa

Os dois eventos serão abertos ao público

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) realiza hoje (13), às 16h, uma sessão em homenagem ao ministro Paulo de Tarso Sanseverino. Em seguida, às 17h, no salão de recepções do Tribunal, haverá uma missa em memória do ministro. Os dois eventos serão abertos ao público.

O jurista foi membro do Conselho Superior da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e ex-diretor-geral da Escola Superior da Magistratura do Estado do Rio Grande do Sul (Ajuris). Ele esteve à frente da Ajuris, no biênio 2005-2006, e foi nomeado para o Conselho Superior da Enfam, em novembro de 2021.

O ministro faleceu no último dia 8. O velório, na capela do Cemitério São José, reuniu grande número de pessoas, entre familiares e amigos, autoridades e ex-alunos (ele foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e de outras instituições). A cerimônia de despedida ocorreu no auditório do Crematório Metropolitano, na capital gaúcha, na tarde de segunda-feira (10).

Do STJ, estiveram presentes a presidente, ministra Maria Thereza de Assis Moura, o vice, Og Fernandes, o diretor-geral da Enfam, Mauro Campbell Marques, e os ministros Humberto Martins, Herman Benjamin, Luis Felipe Salomão, Benedito Gonçalves, Antonio Carlos Ferreira, Ricardo Villas Bôas Cueva, Sebastião Reis Júnior, Marco Buzzi, Marco Aurélio Bellizze, Assusete Magalhães, Sérgio Kukina, Moura Ribeiro, Rogerio Schietti Cruz, Gurgel de Faria, Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas e Antonio Saldanha Palheiro, além do ministro aposentado Costa Leite.

Também compareceram ao velório a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber; o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, e a presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, entre vários representantes do Poder Judiciário e de outras instituições jurídicas.

Atuação na Enfam
Como membro do Conselho da Enfam, Sanseverino defendia a importância da Escola Nacional como a principal instituição de ensino judicial do país, marcando o seu compromisso constitucional, centrado na promoção da união e da cooperação entre todas as escolas judiciais, federais e estaduais. O diretor-geral da Enfam, ministro Mauro Campbell Marques, destacou que “Sanseverino deixa ao Brasil um importante legado como jurista, por toda a dedicação demonstrada, ao longo de sua carreira, sempre em busca de uma justiça mais eficiente e efetiva”.

Com informações do STJ.
Foto: Gustavo Lima/STJ

Leia também: Morre o Ministro Paulo de Tarso Sanseverino