Enfam realiza pesquisa com escolas para fazer diagnóstico e avaliação de cursos

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realiza, até o dia 14 de março, pesquisa junto às escolas judiciais estaduais e federais com o objetivo de fazer um diagnóstico sobre os cursos oferecidos. Os dados coletados servirão de suporte para a realização de workshop que será promovido nos dias 24 e 25 de março com […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realiza, até o dia 14 de março, pesquisa junto às escolas judiciais estaduais e federais com o objetivo de fazer um diagnóstico sobre os cursos oferecidos. Os dados coletados servirão de suporte para a realização de workshop que será promovido nos dias 24 e 25 de março com todas as escolas.

O questionário enviado para as 32 escolas tem cinco itens que engloba as seguintes questões: realiza curso oficial como etapa de ingresso na carreira; realiza curso de formação inicial; carga horária; data (ou previsão) de início do curso e  nome do diretor da escola e nome do responsável pelas informações. A pesquisa foi encaminhada no último dia 24, via e-mail.

Todas as informações coletadas serão debatidas no workshop que servirá para definir o planejamento estratégico, a formatação dos cursos de formação e de aperfeiçoamento, bem como a unificação das diretrizes das escolas.

Outras duas ações envolvendo pesquisas complementares estão sendo realizadas pela Enfam, com término previsto também para o dia 14 de março. A primeira se refere a uma avaliação de impacto do Curso de Formação Inicial de Magistrados (Módulo Nacional) destinada aos magistrados que participaram do treinamento (da ação de formação). A segunda pesquisa objetiva coletar opiniões (das Escolas Estaduais – este não foi enviado para as Federais) sobre a efetividade dos Cursos de Formação Inicial para Magistrados (Módulo Nacional).

Neste caso as informações serão utilizadas para reformular o Módulo Nacional, que teve sete turmas realizadas em 2013, contando com a participação de cerca de 400 magistrados. Com isso, já é possível averiguar as necessidades de correção e de melhorias para o curso, o que será feito tanto a partir das observações já registradas pelos participantes na avaliação de reação, como das respostas que serão obtidas com a pesquisa atual.