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Curso Aprendizagem baseada em problemas – ABP

Data do evento:

02/06/2022

Horário do evento:

10:00

Dividido em 4 ações, a Enfam promove, entre junho e novembro de 2022, o curso Aprendizagem baseada em problemas – ABP. O curso, ministrado pelo docente João Virgílio Tagliavini pretende fundamentar, atuar na aplicação de cada etapa da aprendizagem, sistematizar o currículo de ações educativas e executar o planejamento curricular dentro da ABP. Em formato semipresencial nas plataformas “Teams” e “Moodle”, as ações educativas são dirigidas aos docentes, equipes de coordenadores e pedagogos da Enfam e das Escolas (Prioridade Enfam) e tem validade para promoção e vitaliciamento.

Público-alvo: Docentes, equipes de coordenadores e pedagogos da Enfam e das Escolas (Prioridade Enfam)

Vagas: 40

Carga-horária: 102 horas-aula

 

Inscrição

Event Timelines

1
Objetivos

Ação I – Curso básico introdução à ABP:
• Identificar os princípios pedagógicos das Diretrizes da Enfam e/ou da Escola local que podem ser relacionados à ABP;
• Fundamentar a aplicação da ABP, com a compreensão dos conceitos, dos pressupostos e da perspectiva teórica a que está vinculada e das etapas inerentes à metodologia;
• Relacionar as etapas da ABP com descrição das formas de desenvolvimento de cada uma;
• Identificar problemas reais, relacionados ao contexto das Escolas Judiciais, a serem solucionados com a ABP;
• Pesquisar o potencial da ABP para um aprendizado autônomo e compartilhado em grupo, o que capacita para o posicionamento de forma mais fundamentada e científica diante das situações problema que se apresentam no cotidiano dos profissionais;
• Analisar as possibilidades de aplicação da ABP como estratégia de estimulação dos diferentes estilos de aprendizagens e para resolver problemas do mundo real, considerando as etapas da metodologia.


 


Ação II - Curso teoria-prática da ABP – Vivência: aprofundamentos para a aplicação do método
• Identificar/Definir a situação-problema central, considerando o caso/a situação trazida pelo docente/e/ou grupo e orientações teórico-metodológicas, conforme a etapa da ABP.
• Socializar, em grupo, os conhecimentos já estabelecidos e identificar novas questões de aprendizagem necessárias para um conhecimento cada vez mais profundo e fundamentado;
• Delimitar questões de aprendizagens, com base nas no primeiro debate em grupo;
• Fazer estudos com base em pesquisas, buscas de informações, dados para responder/alcançar os objetivos de aprendizagens com o foco no aprofundamento dos conhecimentos em patamares cada vez mais científicos e embasados;
• Socializar no grupo, de forma organizada, os conhecimentos adquiridos pelo estudo individual, e que contribuem para o aprofundamento do debate;
• Associar, de forma argumentativa e sintética, a organização curricular com a aplicação da ABP e desenvolvimento de competências no contexto de formação de magistrados, com fundamentos nas Diretrizes Pedagógicas da Enfam e na literatura educacional.


 


Ação III: Curso teoria-prática da ABP - Aplicação: sistematização de Ação Educativa
• Fundamentar o planejamento na perspectiva de organização curricular para desenvolver competências com a aplicação da ABP, considerando contexto de formação judicial, as aprendizagens dos cursos já realizados e fontes teóricas;
• Sistematizar, na perspectiva curricular da ABP, determinada ação educativa para a formação de magistrados e/ou profissionais da Enfam e/ou Escolas de formação Judicial, conforme demanda da instituição, de forma que o design instrucional/educacional seja apropriado para a metodologia, tendo as situações-problema do mundo real como ponto de partida.


 


 


Ação IV: Mentoria para a implementação curricular da ABP:
• Aplicar na prática docente soluções para desafios vinculados ao desenvolvimento da ABP, tendo como base, além de fundamentos da literatura educacional, o acompanhamento e a orientação de docente experiente na metodologia;
• Analisar, na prática docente, a relação teoria-prática na aplicação da ABP, apontando, de forma crítica e fundamentada, os aspectos desafiadores e os positivos para a organização e desenvolvimento curricular na perspectiva da ABP.

2
Ação I

Curso - De 02/06 a 01/07/2022 contará com 12 h de atividades síncronas e 4 horas de atividades assíncronas.

3
Ação II

Curso - De 04/08 a 12/09/ 2022 contará com 16h de atividades síncronas e 24h de atividades assíncronas 

4
Ação III

Oficina - De 15/09 a 06/10/ 2022 contará com 8h de atividades síncronas e 16h de atividades assíncronas

5
Ação IV

Mentoria - De 20/10 a 17/11/ 2022 contará com 10h de atividades síncronas e 16h de atividades assíncronas

Detalhes dos horários do evento

  • 02/06/2022 10:00   -   17/11/2022 12:00
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